Buscar

Quais são os princípios do direito eleitoral e o que eles significam? Princípio da lisura das eleições: O Tribunal formará sua convicção pela livr...

Quais são os princípios do direito eleitoral e o que eles significam?

Princípio da lisura das eleições: O Tribunal formará sua convicção pela livre apreciação dos fatos públicos e notórios, dos indícios e presunções e prova produzida, atentando para circunstâncias ou fatos, ainda que não indicados ou alegados pelas partes, mas que preservem o interesse público de lisura eleitoral.
Princípio do aproveitamento do voto: O processo eleitoral deve ser preservado, a despeito da inobservância de algumas regras, desde que não haja prejuízo.
Princípio da celeridade: É uma das principais características do processo eleitoral, ficando evidenciada nos prazos processuais.
Princípio da anualidade eleitoral: A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até 1 ano da data de sua vigência.

Essa pergunta também está no material:

Ebook de Direito Eleitoral
168 pág.

Direito Eleitoral Faculdade Sul-AmericanaFaculdade Sul-Americana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os princípios do direito eleitoral são fundamentais para garantir a lisura e a transparência das eleições. São eles: 1. Princípio da lisura das eleições: Este princípio estabelece que o processo eleitoral deve ser conduzido de forma justa e transparente, garantindo a igualdade de oportunidades entre os candidatos. O Tribunal formará sua convicção pela livre apreciação dos fatos públicos e notórios, dos indícios e presunções e prova produzida, atentando para circunstâncias ou fatos, ainda que não indicados ou alegados pelas partes, mas que preservem o interesse público de lisura eleitoral. 2. Princípio do aproveitamento do voto: Este princípio estabelece que o processo eleitoral deve ser preservado, a despeito da inobservância de algumas regras, desde que não haja prejuízo. Ou seja, se uma irregularidade não afetar o resultado da eleição, ela não deve ser motivo para anulação do pleito. 3. Princípio da celeridade: Este princípio estabelece que o processo eleitoral deve ser conduzido de forma rápida e eficiente, garantindo que as eleições ocorram dentro dos prazos estabelecidos. A celeridade fica evidenciada nos prazos processuais. 4. Princípio da anualidade eleitoral: Este princípio estabelece que a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até 1 ano da data de sua vigência. Ou seja, as regras eleitorais só podem ser alteradas com antecedência mínima de um ano da data da eleição.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais