Buscar

Nos termos do art. art. 17, § 1º, da CF, é assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobr...

Nos termos do art. art. 17, § 1º, da CF, é assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, vedada a sua celebração nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas dobro dos valores recebidos.

(A) se o partido receber recursos de origem vedada, a agremiação deixará de ter participação no fundo partidário até que os valores sejam restituídos e satisfeita a multa que tiver sido imposta.
(B) se for constatada a coexistência de filiações partidárias, serão todas elas canceladas.
(C) a desaprovação das contas do partido implicará exclusivamente a sanção de devolução da importância apontada como irregular, acrescida de multa de até 20% (vinte por cento).
(D) no caso de recebimento de doações acima do limite legal, fica suspensa por 1 (um) ano a participação no fundo partidário e será aplicada ao partido multa correspondente ao dobro do valor que exceder os limites fixados.

Essa pergunta também está no material:

Ebook de Direito Eleitoral
168 pág.

Direito Eleitoral Faculdade Sul-AmericanaFaculdade Sul-Americana

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra (D): no caso de recebimento de doações acima do limite legal, fica suspensa por 1 (um) ano a participação no fundo partidário e será aplicada ao partido multa correspondente ao dobro do valor que exceder os limites fixados. O art. 17, § 3º, da Constituição Federal estabelece que a lei disporá sobre a criação e o funcionamento dos partidos políticos, bem como sobre sua autonomia, fusão, incorporação e extinção. A letra (A) está incorreta, pois a vedação de celebração de coligações nas eleições proporcionais não tem relação com a punição por recebimento de recursos de origem vedada. A letra (B) está incorreta, pois a coexistência de filiações partidárias não é motivo para cancelamento de todas elas. A letra (C) está incorreta, pois a desaprovação das contas do partido pode implicar em outras sanções além da devolução da importância apontada como irregular, como a suspensão do recebimento de recursos do fundo partidário.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando