Buscar

QUESTãO 37 Resposta B A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa reconhece que no contexto na obra, que se passa no período da Guerra do...

QUESTãO 37 Resposta B
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa reconhece que no contexto na obra, que se passa no período da Guerra dos Farrapos, Capitão Rodrigo representa os republicanos, em oposição à autoridade da família Amaral, que representa os federalistas. Logo, o domínio territorial do casarão dos Amarais levaria ao poder. Porém, o aluno interpreta incorretamente o trecho “Acho que esta noite vou dormir na cama do velho Ricardo. — Sorriu”, inferindo que o domínio do casarão levaria à conquista da mulher de seu rival, o que não se sustenta no trecho, já que Capitão Rodrigo sugeriu que dormiria na cama de seu rival como uma forma de prêmio pela ocupação do casarão, sem interesse algum na mulher, o que se comprova em “— Mas sem a mulher dele, naturalmente…”.
B) CORRETA. Na obra O tempo e o vento, a narrativa se passa no contexto na Guerra dos Farrapos, em que federalistas e republicanos disputam o poder político. No enredo, os federalistas são representados pela família Amaral, detentora do poder, enquanto os republicanos, pela família de Capitão Rodrigo, Terra Cambará. Logo, no trecho exposto, o casarão da família Amaral representa o centro do poder de Santa Fé. Ao ter o casarão invadido por Capitão Rodrigo e outros integrantes dos Farrapos, a família Amaral deixa de ser a detentora do poder.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa considera o início do fragmento, em que Capitão Rodrigo vai à casa do padre, inferindo que essa visita ocorre em função de temor a Deus por suas ações de guerra. Porém, essa interpre- tação do texto é indevida, já que Capitão Rodrigo era amigo do padre e foi visitá-lo para ter certeza de que o sacerdote não estaria no casarão durante a invasão dos Farrapos. Ademais, isso não explica a representação do casarão no fragmento.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa considera as características da personagem principal do fragmento em sua interpretação, Capitão Rodrigo: homem corajoso, forte, valente e impetuoso, que não aceitava se render, e foi um dos primeiros a invadir o casarão, morrendo como um herói. Porém, isso não responde ao enunciado, que solicita o significado do casarão no fragmento, e não o que representa Rodrigo Cambará no enredo.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa considera que, com a invasão do casarão, gerada pela guerra entre a família Amaral e a família Cambará, houve a morte de muitos homens, logo o casarão representaria a morte. Porém, apesar de as mortes realmente terem ocorrido na guerra, no fragmento, o casarão representa o poder, por isso o objetivo dos Farrapos em invadi-lo. Com a invasão do casarão, a família Amaral perderia o poder local, o que de fato ocorre na narrativa, mesmo com a morte de uma das personagens principais da obra, Capitão Rodrigo.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Essa pergunta também está no material:

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B, pois no trecho exposto, o casarão da família Amaral representa o centro do poder de Santa Fé. Ao ter o casarão invadido por Capitão Rodrigo e outros integrantes dos Farrapos, a família Amaral deixa de ser a detentora do poder. As demais alternativas apresentam interpretações incorretas do trecho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina