Buscar

Para um veículo executando um movimento curvilíneo, a força de atrito estático entre os pneus e o solo é igual à resultante centrípeta. Nesse caso,...

Para um veículo executando um movimento curvilíneo, a força de atrito estático entre os pneus e o solo é igual à resultante centrípeta. Nesse caso, a velocidade máxima é calculada igualando-se a força de atrito estático máxima à força centrípeta:

a) (F) Possivelmente, o aluno calculou a aceleração centrípeta em vez da velocidade, além de confundir as unidades de medida:
b) (F) Possivelmente, o aluno calculou corretamente a velocidade máxima ao igualar a força de atrito à força centrípeta, mas não converteu para km/h a unidade de medida da velocidade encontrada.
c) (F) Possivelmente, o aluno confundiu as equações da força centrípeta e da energia cinética. Além disso, ele considerou v em vez de v2:
d) (F) Possivelmente, o aluno apenas multiplicou o coeficiente de atrito cinético ao raio da curva, obtendo um valor que considerou ser igual ao da velocidade.
e) (V) Para um veículo executando um movimento curvilíneo, a força de atrito estático entre os pneus e o solo é igual à resultante centrípeta. Nesse caso, a velocidade máxima é calculada igualando-se a força de atrito estático máxima à força centrípeta:

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "Para um veículo executando um movimento curvilíneo, a força de atrito estático entre os pneus e o solo é igual à resultante centrípeta. Nesse caso, a velocidade máxima é calculada igualando-se a força de atrito estático máxima à força centrípeta". Isso significa que, para um veículo em movimento curvilíneo, a força de atrito estático entre os pneus e o solo deve ser igual à força centrípeta para que o veículo possa se mover sem escorregar. A velocidade máxima é calculada igualando-se a força de atrito estático máxima à força centrípeta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais