Buscar

PONTO DE DESTAQUE: A execução das medidas socioeducativas impostas ao adolescente infrator é feita nos próprios autos do processo de conhecimento o...

PONTO DE DESTAQUE: A execução das medidas socioeducativas impostas ao adolescente infrator é feita nos próprios autos do processo de conhecimento ou em novos autos do processo de execução? Quando o adolescente pratica um ato infracional, o promotor de justiça, se não for caso de arquivamento ou de remissão, propõe uma ação socioeducativa (também chamada de “representação para aplicação de medida socioeducativa”), prevista no art. 182 do ECA. Neste momento, inicia-se um processo judicial, que tramita para apurar se realmente o adolescente praticou aquele ato e qual a medida socioeducativa se afigura mais adequada a ele. Trata-se, portanto, de um processo de conhecimento. Se a ação proposta pelo MP for julgada procedente, o juiz aplica, por sentença, a medida socioeducativa ao adolescente e, com isso, encerra-se o processo de conhecimento. Inicia-se então o processo de execução da medida socioeducativa. A pergunta é a seguinte: a execução das medidas socioeducativas impostas ao adolescente infrator é feita nos próprios autos do processo de conhecimento ou em novos autos do processo de execução?

1) A execução de medidas protetivas, de medidas de advertência ou de reparação de danos, quando aplicadas de forma isolada, será feita NOS PRÓPRIOS AUTOS do processo de conhecimento.
2) Para aplicação das medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade ou internação, será constituído PROCESSO DE EXECUÇÃO para cada adolescente.

Essa pergunta também está no material:

Direito da Criança e do Adolecente
279 pág.

Estatuto da criança e do adolescente (ECA) Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A execução das medidas socioeducativas impostas ao adolescente infrator é feita em novos autos do processo de execução, quando se trata das medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade ou internação. Já as medidas protetivas, de advertência ou de reparação de danos, quando aplicadas de forma isolada, serão feitas nos próprios autos do processo de conhecimento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais