Buscar

(Residência/SESAB/CEFETBAHIA/2021) Sobre determinado momento da história das políticas de saúde no Brasil, período 1964-1990, é correto afirmar que...

(Residência/SESAB/CEFETBAHIA/2021) Sobre determinado momento da história das políticas de saúde no Brasil, período 1964-1990, é correto afirmar que
a) os representantes do movimento da Reforma Sanitária começaram a ocupar espaços de poder no início da Nova República.
b) as privatizações foram interrompidas pela ideologia de presidentes estadistas e populistas nos dez primeiros anos iniciais desse período.
c) os Institutos de Aposentadorias e Pensões foram unificados no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), conferindo a este certa função redistributivista e não assistencial.
d) o recém-criado Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) privilegiou práticas de saúde comunitárias, coletivas, assistencialistas e, ainda, com foco no modelo privatista de atenção à saúde.
e) a década de 1990 foi marcada pela criação do que se configurou em Sistema Único de Saúde, abrindo campo para se instituir os Conselhos de Saúde, sendo o Conselho Nacional de Saúde criado na década anterior em moldes não paritários e democráticos.

Essa pergunta também está no material:

SUS questões
303 pág.

Enfermagem

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) os Institutos de Aposentadorias e Pensões foram unificados no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), conferindo a este certa função redistributivista e não assistencial. Durante o período de 1964 a 1990, houve uma série de mudanças nas políticas de saúde no Brasil. Em 1966, foi criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que unificou os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs). Essa unificação conferiu ao INPS uma função redistributivista, ou seja, de redistribuição de renda, e não assistencial. As outras alternativas estão incorretas: a) Os representantes do movimento da Reforma Sanitária começaram a ocupar espaços de poder no início da Nova República. - O movimento da Reforma Sanitária começou a ganhar força na década de 1970, mas só foi consolidado na década de 1980, durante a redemocratização do país. b) As privatizações foram interrompidas pela ideologia de presidentes estadistas e populistas nos dez primeiros anos iniciais desse período. - Durante o período de 1964 a 1990, houve um processo de privatização dos serviços de saúde no Brasil. d) O recém-criado Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) privilegiou práticas de saúde comunitárias, coletivas, assistencialistas e, ainda, com foco no modelo privatista de atenção à saúde. - O INPS não privilegiou práticas de saúde comunitárias, coletivas e assistencialistas, mas sim uma função redistributivista. e) A década de 1990 foi marcada pela criação do que se configurou em Sistema Único de Saúde, abrindo campo para se instituir os Conselhos de Saúde, sendo o Conselho Nacional de Saúde criado na década anterior em moldes não paritários e democráticos. - O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988, durante a Assembleia Constituinte, e não na década de 1990. O Conselho Nacional de Saúde foi criado em 1937, mas só ganhou força na década de 1980, durante o movimento da Reforma Sanitária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais