Buscar

De acordo com Maurício Godinho Delgado, “constitui efetivo contrato de emprego, com CTPS anotada, inscrição e recolhimentos previdenciários pertine...

De acordo com Maurício Godinho Delgado, “constitui efetivo contrato de emprego, com CTPS anotada, inscrição e recolhimentos previdenciários pertinentes, além da incidência dos direitos trabalhistas clássicos.” Sendo assim, o que torna esse instrumento especial?
Finalidade: formação técnico-profissional metódica.
Matrícula e frequência na escola (caso não tenha concluído o ensino médio) e a sua inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob orientação da entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica são pressupostos de validade do trabalho do aprendiz.
Percentual reduzido (2%) do FGTS mensal em comparação ao instrumento empregatício clássico (8%).
Obrigatoriedade, em caráter imperativo, que estabelecimentos de qualquer natureza empreguem e matriculem aprendizes em número equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.

Essa pergunta também está no material:

PDF OAB Direito do Trabalho - Capítulos 1 ao 10
477 pág.

Administração Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O instrumento especial mencionado na citação de Maurício Godinho Delgado é o contrato de aprendizagem, que é um tipo de contrato de trabalho voltado para a formação técnico-profissional metódica do aprendiz. Esse contrato possui pressupostos de validade, como a matrícula e frequência na escola (caso não tenha concluído o ensino médio) e a inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob orientação da entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica. Além disso, o contrato de aprendizagem possui um percentual reduzido (2%) do FGTS mensal em comparação ao instrumento empregatício clássico (8%). Outra característica importante do contrato de aprendizagem é a obrigatoriedade, em caráter imperativo, que estabelecimentos de qualquer natureza empreguem e matriculem aprendizes em número equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais