Buscar

As principais complicações da colonoscopia diagnóstica compreendem a perfuração e, de forma menos importante, o sangramento. Embora mais comumente...

As principais complicações da colonoscopia diagnóstica compreendem a perfuração e, de forma menos importante, o sangramento.

Embora mais comumente associada à polipectomia endoscópica como resultado de necrose transmural da parede do cólon após emprego da diatermia, a perfuração representa, talvez, a principal complicação grave associada também à colonoscopia diagnóstica. A incidência dessa complicação após colonoscopia diagnóstica varia entre 0,04 a 0,9% e está estimada entre 0,06 e 0,7% após colonoscopia terapêutica. A mortalidade resultante da perfuração após procedimento diagnóstico pode ser nula sendo, no entanto verificada em até 0,085% dos casos.
A perfuração durante a colonoscopia diagnóstica é mais frequentemente observada durante o aprendizado e treinamento ou no início da experiência do colonoscopista, pois resulta quase que invariavelmente de má técnica. A perfuração mecânica é a que ocorre após trauma direto sobre a parede intestinal provocado pelo aparelho e resulta da tentativa de progressão forçada quando da formação de alças, manobra de rotação (giro do aparelho em torno de seu próprio eixo) violenta ou sem adequado controle da ponta do aparelho durante sua realização, ou ainda durante a execução de técnicas especiais de introdução às cegas ou deslizamento (slide by technique) utilizada não raramente para negociar o ângulo esplênico agudo.
A perfuração pode ocorrer após a realização de biópsia endoscópica nas situações de fraqueza da parede intestinal como na colite (doença inflamatória principalmente a doença de Crohn, diverticulite aguda, colite actínica ou isquêmica) ou durante a biópsia realizada em localizações onde a parede intestinal é mais delgada (ceco).

Essa pergunta também está no material:

Coloproc Prova
91 pág.

Med Curso 2018

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta informações sobre as principais complicações da colonoscopia diagnóstica, que são a perfuração e o sangramento. A perfuração é a complicação mais grave e pode ocorrer durante o aprendizado e treinamento do colonoscopista ou devido a má técnica, como a tentativa de progressão forçada do aparelho ou a execução de técnicas especiais de introdução. A incidência de perfuração após colonoscopia diagnóstica varia entre 0,04 a 0,9%, e a mortalidade resultante pode ser nula, mas é verificada em até 0,085% dos casos. A perfuração também pode ocorrer após a realização de biópsia endoscópica em situações de fraqueza da parede intestinal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais