Buscar

A) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não compreende os conceitos de homogeneidade e de heterogeneidade e ignora a biodiversidade en...

A) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não compreende os conceitos de homogeneidade e de heterogeneidade e ignora a biodiversidade encontrada na floresta Amazônica, sendo uma floresta heterogênica na questão de diversidade e quantidade de espécies vegetais e animais.
B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não compreende as diferentes vegetações encontradas na região amazônica. Em matas de igapó, a área é permanentemente alagada, e a vegetação xerofítica é característica de ambientes submetidos à escassez de água.
C) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa acredita que matas de terra firme ou várzea, quando não inundadas, permitem a proliferação de plantas rasteiras por falta de competição, em virtude da altura das árvores. Entretanto, pelo fato de as árvores serem muito altas, suas copas entrelaçadas e com folhas latifoliadas, ocorre dificuldade da entrada de luz solar no interior da floresta, sendo inviável o desenvolvimento de grandes quantidades de plantas rasteiras.
D) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa acredita que, pelo fato de a floresta possuir áreas com árvores de grande porte, também possui um solo rico em nutrientes, que permite o crescimento da árvore. Entretanto, a floresta Amazônica possui um solo considerado pobre, com uma fina camada de nutrientes. O crescimento da vegetação só é possível pela formação do húmus por meio da decomposição da matéria orgânica (folhas, flores, animais e frutos), que é rica em nutrientes.
E) CORRETA. As matas de terra firme na Amazônia possuem floresta fechada e, por isso, as árvores precisam ter grande porte e folhas largas para receberem luz solar e facilitar a transpiração.

A) INCORRETA.
B) INCORRETA.
C) INCORRETA.
D) INCORRETA.
E) CORRETA.

Essa pergunta também está no material:

4º Simulado SOMOS - Enem - 2º dia - Gabarito (junho)
41 pág.

Física Colegio Motiva OrientalColegio Motiva Oriental

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "As matas de terra firme na Amazônia possuem floresta fechada e, por isso, as árvores precisam ter grande porte e folhas largas para receberem luz solar e facilitar a transpiração." As outras alternativas são incorretas e apresentam equívocos em relação aos conceitos de homogeneidade e heterogeneidade, biodiversidade, vegetações encontradas na região amazônica e solo da floresta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais