Buscar

Leia o trecho abaixo a respeito dos princípios e das regras: Atualmente, a doutrina diferencia os princípios norteadores do Direito das regras que...

Leia o trecho abaixo a respeito dos princípios e das regras: Atualmente, a doutrina diferencia os princípios norteadores do Direito das regras que determinam condutas específicas de atuação nos casos concretos e individuais, não podendo ser analisados de forma uniforme estes dois conceitos. Os princípios devem ser encarados como normas gerais coercitivas que orientam a atuação do indivíduo, definindo valores a serem observados nas condutas por ele praticadas. De fato, os princípios encerram ideias centrais de um sistema, ao qual dão sentido lógico e harmonioso às demais normas que regulamentam o Direito Administrativo, permitindo sua melhor organização. Por seu turno, os princípios de Direito Administrativo definem a organização e a forma de atuar do ente estatal, estabelecendo o sentido geral de sua atuação. CARVALHO, M. Manual de Direito Administrativo. 3ª ed. Salvador: Editora Juspodivm, 2016, p. 54. A partir dos seus conhecimentos a respeito dos princípios no âmbito do Direito Administrativo, assinale a alternativa que descreve corretamente os pilares da tridimensionalidade funcional dos princípios.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A tridimensionalidade funcional dos princípios é composta pelos seguintes pilares: 1. Pilar da unidade: os princípios são interdependentes e se relacionam entre si, formando um sistema harmônico e coerente. 2. Pilar da efetividade: os princípios devem ser aplicados de forma a garantir a realização dos valores e fins que eles visam proteger. 3. Pilar da concordância prática: os princípios podem entrar em conflito em situações concretas, exigindo do intérprete a busca por soluções que conciliem os valores em jogo.

0
Dislike0
User badge image

Manoel da Mata Ferreira Ferreira

Leia o trecho abaixo a respeito dos princípios e das regras: Atualmente, a doutrina diferencia os princípios norteadores do Direito das regras que determinam condutas específicas de atuação nos casos concretos e individuais, não podendo ser analisados de forma uniforme estes dois conceitos. Os princípios devem ser encarados como normas gerais coercitivas que orientam a atuação do indivíduo, definindo valores a serem observados nas condutas por ele praticadas. De fato, os princípios encerram ideias centrais de um sistema, ao qual dão sentido lógico e harmonioso às demais normas que regulamentam o Direito Administrativo, permitindo sua melhor organização. Por seu turno, os princípios de Direito Administrativo definem a organização e a forma de atuar do ente estatal, estabelecendo o sentido geral de sua atuação. CARVALHO, M. Manual de Direito Administrativo. 3ª ed. Salvador: Editora Juspodivm, 2016, p. 54. A partir dos seus conhecimentos a respeito dos princípios no âmbito do Direito Administrativo, assinale a alternativa que descreve corretamente os pilares da tridimensionalidade funcional dos princípios.

A)  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais