Buscar

Quais os produtos da via das pentoses fosfato? Qual a finalidade destes metabólitos? Como a via das pentoses fosfato é regulada? Ribose-5-fosfato: ...

Quais os produtos da via das pentoses fosfato? Qual a finalidade destes metabólitos? Como a via das pentoses fosfato é regulada?
Ribose-5-fosfato: sintese de nucleotideos e coenzimas
NADPH: doa elétrons na síntesew de lipídeos e para enzimas antioxidantes, contrapondo os efeitos dos radicais livres do oxigênio.
Regulação: + NADPH = inibição da G6PD.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios Metabolismo de Carboidratos 2
7 pág.

Bioquímica II Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A via das pentoses fosfato é uma rota metabólica que ocorre no citosol das células eucarióticas e tem como objetivo principal a produção de NADPH e ribose-5-fosfato. Os produtos da via das pentoses fosfato são o NADPH e a ribose-5-fosfato. O NADPH é utilizado em diversas reações metabólicas, como a síntese de lipídeos e esteroides, a redução de peróxidos e a manutenção do estado redox da célula. Além disso, o NADPH é importante para a atividade de enzimas antioxidantes, que protegem a célula contra os efeitos dos radicais livres do oxigênio. A ribose-5-fosfato é utilizada na síntese de nucleotídeos, que são os blocos de construção do DNA e do RNA, e também na síntese de coenzimas, como o ATP e o NADH. A via das pentoses fosfato é regulada pela concentração de NADPH. Quando a concentração de NADPH é alta, a enzima glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), que é responsável pelo primeiro passo da via, é inibida. Isso evita a produção excessiva de NADPH e garante que a via seja regulada de acordo com as necessidades metabólicas da célula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais