Buscar

lococcus aureus apresenta-se como importante contaminante em infecções hospitalares. Essa importância decorre da sua capacidade de se modificar gen...

lococcus aureus apresenta-se como importante contaminante em infecções hospitalares. Essa importância decorre da sua capacidade de se modificar geneticamente via bacteriófagos, processo denominado de transdução.

f) Hoje, bactérias são essenciais na manipulação genética, sendo utilizadas em prol de diversos avanços biotecnológicos. É possível hoje fazer transformação genética em plantas utilizando-se bactérias. Por exemplo, Agrobacterium é um gênero de bactérias que produzem tumores em plantas, alterando-as geneticamente. Sabendo dessa alteração, utiliza-se outra bactéria, Escherichia coli. Esta é facilmente modificada geneticamente através de transformação, processo em que ocorre a absorção de um gene de interesse (DNA) em meio cultivado. Como se pretende modificar plantas, a E. coli, quando em contato com Agrobacterium, pode transferir, através de pêlos sexuais - processo denominado de conjugação - plasmídeos (vetor de alteração genética) com o gene de interesse, dispersos no citoplasma. Após a conjugação, Agrobacterium já possui o gene de interesse e, portanto, já pode alterar a planta.

Essa pergunta também está no material:

exercicios_resolucoes_gabarito_genetica_molecular
32 pág.

prova de biologia

Citologia Clínica Universidade Federal de AlagoasUniversidade Federal de Alagoas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que completa corretamente a afirmação é a letra F. Hoje, bactérias são essenciais na manipulação genética, sendo utilizadas em prol de diversos avanços biotecnológicos. É possível hoje fazer transformação genética em plantas utilizando-se bactérias. Por exemplo, Agrobacterium é um gênero de bactérias que produzem tumores em plantas, alterando-as geneticamente. Sabendo dessa alteração, utiliza-se outra bactéria, Escherichia coli. Esta é facilmente modificada geneticamente através de transformação, processo em que ocorre a absorção de um gene de interesse (DNA) em meio cultivado. Como se pretende modificar plantas, a E. coli, quando em contato com Agrobacterium, pode transferir, através de pêlos sexuais - processo denominado de conjugação - plasmídeos (vetor de alteração genética) com o gene de interesse, dispersos no citoplasma. Após a conjugação, Agrobacterium já possui o gene de interesse e, portanto, já pode alterar a planta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais