Buscar

Paciente, gênero masculino, 68 anos, apresentando distensão abdominal importante, é encaminhado para o hospital. Após exames físico e de imagem, é ...

Paciente, gênero masculino, 68 anos, apresentando distensão abdominal importante, é encaminhado para o hospital. Após exames físico e de imagem, é diagnosticado com ascite, sendo encaminhado para realização de uma paracentese para investigação do fator causal. Com base nas informações, avalie as afirmativas abaixo em verdadeiro e falso:

( ) Entre as causas de acúmulo de líquido peritoneal, estão processos inflamatórios, neoplasias, distúrbios circulatórios, entre outros.

( ) O líquido peritoneal deve ser coletado em recipiente contendo EDTA para promover a coagulação e facilitar a análise dos elementos celulares e figurados.

( ) Durante análise microscópica, foram encontradas predominantemente neutrófilos , sugestivos de uma infecção viral.

( ) Além de leucócitos, podem ser encontradas hemácias e células mesoteliais no líquido peritoneal.

( ) O líquido peritoneal coletado apresentou, além de leucócitos, concentração elevada de proteínas, sendo caracterizado como um exsudato.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Opções de pergunta 3:


F, V, V, V, F.


V, F, F, V, V.


F, F, V, F, F.


V, V, F, F, V.


V, F, V, V, V.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: 1) Verdadeiro - Entre as causas de acúmulo de líquido peritoneal estão processos inflamatórios, neoplasias, distúrbios circulatórios, entre outros. 2) Falso - O líquido peritoneal deve ser coletado em recipiente estéril sem anticoagulante para análise dos elementos celulares e figurados. 3) Falso - Durante análise microscópica, a presença predominante de neutrófilos sugere uma infecção bacteriana, não viral. 4) Falso - Além de leucócitos, podem ser encontradas hemácias e células mesoteliais no líquido peritoneal. 5) Verdadeiro - O líquido peritoneal coletado apresentou concentração elevada de proteínas, sendo caracterizado como um exsudato. Portanto, a sequência correta é: V, F, F, V, V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais