Logo Passei Direto
Buscar
Para a Gestalt, o todo é mais (ou diferente) do que a soma de suas partes. Ao olhar qualquer cena cotidiana (uma paisagem, uma foto, uma imagem), as pessoas sempre vão diferenciar a figura do fundo. Não é possível, num primeiro momento, a contemplação do todo. Considerando essa reflexão e o conteúdo estudado sobre a teoria Gestalt, levando em conta a famosa ilustração “faces e vasos”, pode-se afirmar que: ao observar a ilustração, a maioria das pessoas é capaz de reverter suas percepções e alternar entre as imagens dos vasos e dos rostos.

a) ao observar a ilustração, a maioria das pessoas é capaz de reverter suas percepções e alternar entre as imagens dos vasos e dos rostos.
b) ao observar a ilustração, a maioria das pessoas é incapaz de perceber as duas imagens alternadamente.
c) ao observar a ilustração, a maioria das pessoas é capaz de perceber apenas uma das imagens, ou os vasos ou os rostos.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a teoria da Gestalt, ao olhar para uma cena, as pessoas sempre diferenciam a figura do fundo, e não é possível contemplar o todo num primeiro momento. Com relação à ilustração "faces e vasos", pode-se afirmar que a alternativa correta é a letra A: ao observar a ilustração, a maioria das pessoas é capaz de reverter suas percepções e alternar entre as imagens dos vasos e dos rostos. Isso ocorre porque a teoria da Gestalt defende que a percepção visual é influenciada por fatores como proximidade, semelhança e continuidade, e que o cérebro humano tende a organizar as informações visuais em padrões significativos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "Duas grandes forças destacaram-se desde cedo: a Psicanálise e o Behaviorismo. Em meados do século XX, surge o Humanismo como uma ‘terceira força’ da Psicologia, cujos autores advogam pressupostos divergentes daqueles adotados por aquelas duas grandes escolas. O Humanismo adota uma atitude existencialista e fenomenológica, em que o homem é visto em seu ‘existir no mundo’, enfatizando a experiência do outro e admitindo que cada pessoa tem sua maneira única de dar significado à própria experiência." Fonte: PEREIRA, L.G. C. Psicoterapia centrada na pessoa: evidências empíricas do processo de reintegração da personalidade, observadas em estudo de caso. 2009. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – FACES. Brasília, DF, 2008,p.15. Nesse trecho, o autor reflete sobre a inovação que o Humanismo trouxe para a psicologia, em uma grande fase de hegemonia de outras teorias. Refere que o humanismo traz um olhar que prioriza o significado da existência. Considerando tal reflexão sobre o Humanismo, podemos afirmar que: seu objetivo era dar uma resposta diferente das teorias anteriores, abordando os problemas do ser humano sob uma perspectiva mais positiva, ao invés de focar em patologias.

a) seu objetivo era dar uma resposta diferente das teorias anteriores, abordando os problemas do ser humano sob uma perspectiva mais positiva, ao invés de focar em patologias.
b) seu objetivo era negar as contribuições das teorias anteriores, propondo uma abordagem exclusivamente patológica.
c) seu objetivo era substituir as teorias anteriores, adotando uma perspectiva mais crítica em relação aos problemas do ser humano.

Leia o trecho a seguir: “A teoria cognitiva tem fortes ligações com várias escolas filosóficas, como o estoicismo grego, o racionalismo, o empirismo e a fenomenologia, e com as escolas orientais de pensamento, como o budismo e o taoísmo. Sua premissa básica é a de que a maneira como as pessoas interpretam suas experiências determina como elas se sentem e se comportam.” Fonte: CORDIOLI, A. V. (Org). Psicoterapias: abordagens atuais. 3 ed. Porto Alegre, Artmed, 2008, p. 34. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Psicologia Cognitiva, analise as afirmativas a seguir: I. A Psicologia Cognitiva é uma corrente psicológica que, apesar de estar na escola de pensamento behaviorista, diverge de seus principais teóricos, por se contrapor ao comportamento e privilegiar a cognição. II. A Psicologia Cognitiva contou com a contribuição de cientistas como Beck, Bandura, e Ellis, que apontaram os processos cognitivos como cruciais no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento da depressão. III. A Psicologia Cognitiva é uma das abordagens mais recentes da Psicologia, surgindo apenas no final do século XX. É correto apenas o que se afirma em: I e II.
A Psicologia Cognitiva é uma corrente psicológica que, apesar de estar na escola de pensamento behaviorista, diverge de seus principais teóricos, por se contrapor ao comportamento e privilegiar a cognição.
A Psicologia Cognitiva contou com a contribuição de cientistas como Beck, Bandura, e Ellis, que apontaram os processos cognitivos como cruciais no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento da depressão.
A Psicologia Cognitiva é uma das abordagens mais recentes da Psicologia, surgindo apenas no final do século XX.
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) II e IV.
e) III e IV.