Buscar

A Bexiga Hiperativa (BH) é uma disfunção do trato urinário inferior, causada por distúrbios neurológicos, podendo ocasionar lesões renais e urológi...

A Bexiga Hiperativa (BH) é uma disfunção do trato urinário inferior, causada por distúrbios neurológicos, podendo ocasionar lesões renais e urológicas irreversíveis. Nesse contexto, medidas profiláticas são recomendadas, dentre as quais, o cateterismo vesical intermitente (CVI), que é considerado padrão ouro para prevenir essas complicações. O enfermeiro é o profissional habilitado a orientar os pacientes e familiares a realizarem o cateterismo vesical intermitente em domicílio. O princípio básico do CVI que deve ser respeitado é:
A) A micção reflexa por manobra de triggering é recomendada para os casos de dissinergia detrusor-esfincteriana.
B) A manobra de Valsalva deve ser executada antes da introdução do cateter com o intuito de aumentar a pressão intravesical.
C) O exame de urocultura periódica é recomendável para os pacientes em programa de cateterismo vesical intermitente.
D) O cateterismo vesical intermitente limpo deve ser orientado quando da inviabilidade de realização da técnica estéril.

Essa pergunta também está no material:

EBOOK QUESTÕES DE RESIDÊNCIAS 3431312
37 pág.

Residência Faculdade de Medicina de Juazeiro do NorteFaculdade de Medicina de Juazeiro do Norte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) O cateterismo vesical intermitente limpo deve ser orientado quando da inviabilidade de realização da técnica estéril. O cateterismo vesical intermitente é uma técnica utilizada para esvaziar a bexiga em pacientes com bexiga hiperativa ou outras condições que afetam o trato urinário inferior. O princípio básico do CVI é a introdução de um cateter na bexiga para esvaziá-la. O cateterismo vesical intermitente pode ser realizado de forma estéril ou limpa. A técnica estéril é recomendada sempre que possível, mas em situações em que não é possível garantir a esterilidade, a técnica limpa pode ser utilizada. É importante que o enfermeiro oriente o paciente e seus familiares sobre a técnica correta de cateterismo vesical intermitente e sobre a importância de seguir as medidas profiláticas recomendadas para prevenir complicações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais