Buscar

Atente para as afirmativas: As teorias curriculares procuram entender como são escolhidas as disciplinas ensinadas dentro das salas de aula. Da mes...

Atente para as afirmativas:

As teorias curriculares procuram entender como são escolhidas as disciplinas ensinadas dentro das salas de aula. Da mesma forma, ocupam-se em indagar quais são os tipos de seres humanos são frutos da escola e as implicações da instituição com o projeto de sociedade almejado.

Algumas teorias se sensibilizam com as relações de poder envolvidas entre quem decide o que precisa ou não ser ensinado e o modelo de pessoas ideais formadas a partir do ensino escolar.

As teorias tradicionais do currículo ganharam força no Brasil a partir da década de 1930, quando o País se encontrava em processo de desenvolvimento escolar desde a educação infantil até as universidades.

A década de 1960 foi marcada por inúmeros movimentos de contestação social, sobretudo, na sociedade norte-americana, com ações antirracismo, de defesa dos negros, das mulheres, dos homossexuais, entre outros, manifestados por meio do rock e do movimento hippie. Com isso, os aspectos curriculares também foram reforçados, proibindo a discussão dessas desigualdades e da reprodução desse tipo de sociedade sendo proibidos tais discursões nos currículos escolares.

São verdadeiras as afirmativas:

  • I e IV.
  • I e II.
  • II e III.
  • III e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e II. Justificativa: A afirmativa I é verdadeira, pois as teorias curriculares buscam compreender como são selecionadas as disciplinas ensinadas nas salas de aula e quais são os tipos de seres humanos que são formados a partir do ensino escolar. A afirmativa II também é verdadeira, pois as teorias curriculares se preocupam com as relações de poder envolvidas na seleção do que deve ou não ser ensinado e no modelo de pessoas ideais formadas a partir do ensino escolar. Já a afirmativa III é falsa, pois as teorias tradicionais do currículo ganharam força no Brasil a partir da década de 1920, e não de 1930. Por fim, a afirmativa IV também é falsa, pois a década de 1960 foi marcada por movimentos de contestação social que buscavam justamente discutir as desigualdades e a reprodução de uma sociedade excludente, e não proibir essas discussões nos currículos escolares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais