Buscar

12. A transformação de glicose a lactato nos miócitos libera apenas em torno de 7% da energia livre liberada quando a glicose é completamente oxida...

12. A transformação de glicose a lactato nos miócitos libera apenas em torno de 7% da energia livre liberada quando a glicose é completamente oxidada a CO2 e H2O. Isso significa que a glicólise anaeróbica no músculo é um desperdício de glicose? Justifique.
Não. Em situação de hipóxia, a glicólise anaeróbica é fundamental para que o músculo obtenha energia, mesmo que seja pouco ATP.

Essa pergunta também está no material:

Exercicios Metabolismo de Carboidratos
7 pág.

Bioquímica II Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A glicólise anaeróbica é um processo importante para a produção de energia em situações de hipóxia, ou seja, quando há falta de oxigênio disponível para o organismo. Nesse caso, a glicose é convertida em lactato, liberando uma quantidade menor de energia em comparação com a oxidação completa da glicose a CO2 e H2O. No entanto, essa via metabólica é fundamental para a sobrevivência celular em condições de baixa disponibilidade de oxigênio, como durante exercícios físicos intensos ou em doenças que afetam a circulação sanguínea. Portanto, a glicólise anaeróbica não é um desperdício de glicose, mas sim uma estratégia adaptativa do organismo para produzir energia em condições adversas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais