Buscar

Explique como as dosagens de bilirrubina conjugada e não conjugada podem auxiliar no diagnóstico clínico. Aumento de bilirrubina não conjugada/indi...

Explique como as dosagens de bilirrubina conjugada e não conjugada podem auxiliar no diagnóstico clínico.
Aumento de bilirrubina não conjugada/indireta = significa uma maior degradação de hemácias (hemólise aumentada, pode ser uma anemia hemolítica = icterícia hemolítica); também está presente nos recém nascidos, pois não tem uma menor atividade da enzima glicuronil-bilirrubina-transferase (icterícia neonatal)
Aumento da bilirrubina conjugada/direta = sem o aumento da bilirrubina indireta, pode significar uma obstrução do caminho da bile até o intestino (obstrução no fígado, algum tumor)

Essa pergunta também está no material:

Exercicios de Aminoacidos
8 pág.

Bioquímica II Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As dosagens de bilirrubina conjugada e não conjugada são importantes para auxiliar no diagnóstico clínico de diversas doenças hepáticas e hematológicas. O aumento da bilirrubina não conjugada ou indireta pode indicar uma maior degradação de hemácias, o que pode ser causado por uma anemia hemolítica ou icterícia neonatal. Já o aumento da bilirrubina conjugada ou direta, sem o aumento da bilirrubina indireta, pode indicar uma obstrução do caminho da bile até o intestino, o que pode ser causado por uma obstrução no fígado ou algum tumor. Portanto, a dosagem dessas bilirrubinas pode ser útil para identificar a causa da icterícia e outras doenças hepáticas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando