Buscar

Em relação aos processos bioquímicos que ocorrem na saliva, assinale a alternativa INCORRETA. A) Quando a saliva apresenta [H+] = 10 -1, o esmalte ...

Em relação aos processos bioquímicos que ocorrem na saliva, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Quando a saliva apresenta [H+] = 10 -1, o esmalte dentário doa mais sais minerais ao meio bucal e o dente torna-se mais suscetível à cárie.
B) Em uma saliva com pH = 5, ocorre maior deposição de sais minerais na superfície do dente, favorecendo a formação do tártaro.
C) O sistema tampão protege a boca, neutralizando os ácidos produzidos pelos microrganismos que se fixam na placa bacteriana.
D) A saliva atua como um sistema tampão, promovendo o retorno do pH aos padrões ideais, auxiliando na manutenção do equilíbrio bucal.

Essa pergunta também está no material:

Biológicas   Caderno 62 Unimontes 2015 1
27 pág.

Vestibular Centro Universitário UnaCentro Universitário Una

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa INCORRETA é a letra B) Em uma saliva com pH = 5, ocorre maior deposição de sais minerais na superfície do dente, favorecendo a formação do tártaro. Na verdade, quando a saliva apresenta pH ácido, abaixo de 5,5, ocorre a desmineralização do esmalte dentário, o que favorece a formação de cáries. A deposição de sais minerais na superfície do dente ocorre em pH mais elevado, acima de 5,5, e ajuda a remineralizar o esmalte dentário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais