Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a resposta incorreta:
As empresas estão sendo mais cobradas pelo resultado de suas ações sociais e ambientais.
Bastam que as empresas tenham o melhor resultado econômico, cumpram as leis, paguem salários e recolham os impostos, para fazer uma Gestão Social.
Não basta as empresas buscarem o melhor resultado econômico, cumprirem as leis, pagarem salários e recolherem os impostos, mas mostrarem que estão comprometidas com a sustentabilidade.
Cada vez mais aumenta sobre as empresas a cobrança da sociedade por mais ética, transparência, participação, políticas efetivas de responsabilidade social, programas sociais efetivos, respeito aos colaboradores.
O surgimento de novas tecnologias, a rapidez como as informações circulam e a urbanização acelerada estão fazendo com que os empresários se preocupem cada vez mais com as questões éticas.
User badge image
LICINIO TRIBINO

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A resposta incorreta é: "Bastam que as empresas tenham o melhor resultado econômico, cumpram as leis, paguem salários e recolham os impostos, para fazer uma Gestão Social." Essa afirmação é incorreta porque, atualmente, as empresas são cobradas não apenas por cumprir a legislação, mas também por demonstrar um compromisso real com a responsabilidade social e a sustentabilidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta incorreta é: "Bastam que as empresas tenham o melhor resultado econômico, cumpram as leis, paguem salários e recolham os impostos, para fazer uma Gestão Social." Isso porque uma gestão social efetiva envolve muito mais do que apenas cumprir as leis e pagar salários. As empresas precisam se comprometer com a sustentabilidade, buscar a ética e transparência em suas ações, participar ativamente da comunidade e implementar políticas efetivas de responsabilidade social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação à Responsabilidade Social Corporativa, assinale a resposta incorreta:
A responsabilidade social é um conceito, segundo o qual as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
Atualmente, muitos consumidores recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões de compra de produtos.
Os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e da comunicação têm sujeitado a atividade empresarial e econômica a uma maior transparência.
As companhias estão inseridas em ambiente complexo, onde suas atividades influenciam, mas não têm impacto sobre diversos agentes sociais, comunidade e sociedade.
A adoção da Responsabilidade Social Corporativa e a relação da empresa com outros atores (stakeholders) que participam igualmente da geração de valor da empresa destinado ao mercado e à sociedade é parte integrante da Gestão Social.

A segunda grande crise do sistema capitalista ocorreu em 2008, com o estouro da ¿bolha imobiliária¿ no mercado americano e que foi a responsável pela crise das economias de vários países da zona do Euro, entre eles: a Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha, Itália e, mais recentemente, Chipre.
Baseado nisto, como o novo conceito de Gestão Social contribui para solução dessa crise?
Porque contribui para a geração de maior nível de confiança entre os agentes e, dessa forma, gerar maior estímulo das empresas em maximizar os seus lucros.
Porque contribui para que os cidadãos exercitem o processo da cidadania deliberativa e o governo (re)aprenda a fazer política pública.
Porque contribui para que o aprendizado do processo de gestão baseado diálogo permanente e construção de soluções individuais.
Porque contribui para que o governo exerça o seu poder que deve ser menos cooperação e mais coação.
Porque contribui para a maximização do bem estar social, ela tem maior capacidade de comprometer se não todos, pelo menos a maioria, num programa de ajuste baseado na eficiência coletiva.

Qual o objetivo da empresa no contexto da adoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC)?
a razão de ser da empresa deve ser a maximização do bem-estar social e não mais a maximização do retorno para os acionistas.
a principal razão é a maximização do lucro dos acionistas, com o objetivo de depois cada um deles na pessoa física doar parte para instituições filantrópicas.
a razão da empresa em adotar a RSC, visa melhorar a sua relação com os seus fornecedores que tem uma tabela de desconto, que será tanto maior quanto mais aprofundada for a implantação da RSC na companhia.
a principal razão é a empresa ter acesso a recursos a custos mais baratos.
a razão principal é fazer com que a empresa assume compromissos públicos com os investidores, que vão trabalhar para conseguir o máximo retorno para eles que colocaram dinheiro na empresa.

O ponto de partida para melhor entendimento de como a Gestão Social se iniciou no mundo corporativo, se deve a que tipo de atitude na condução de seus negócios?
as empresas começaram a focar mais na eficiência, como forma de aumento da produtividade e maximização do retorno aos acionistas.
as empresas começaram a ter como foco o desenvolvimento social e começaram a deixar o lucro de lado.
as empresas procuram, dentro do possível, investir um pouco mais na capacitação dos gerentes, para que eles fizessem um ¿social¿ com clientes e fornecedores.
as empresas começaram a se preocupar com os assuntos que iam além da Gestão Empresarial tradicional, que tinha como foco somente o lucro.
as empresas começaram a contratar consultores para implantarem modelos de gestão baseados em resultados sociais, deixando os resultados econômicos em segundo plano.

O primeiro estudioso a apresentar, de forma explícita e detalhada, a Teoria dos Stakeholders, foi R. Edward Freeman, professor de administração de negócios da Darden School da Universidade de Virgínia.
Qual foi a base de sua argumentação?
Ele argumenta que o processo de decisão fica muito melhor quando a empresa se fecha em si e não perde muito tempo dialogando com os vários parceiros.
Ele argumenta que se as empresas não passarem a adotar a cooperação e o diálogo ao invés da imposição e decisão unilateral, elas vão perder mercado, os seus executivos demitidos e os trabalhadores serão nomeados, por terem mais experiência com essa agenda.
Ele argumenta que, na tomada de decisão sobre alocação de recursos organizacionais, devem ser considerados os efeitos que essa alocação causará sobre os grupos de interesse que se relacionam com a organização, sejam grupos na própria organização ou exteriores a ela.
Ele argumenta que as relações nas empresas estão se tornando mais complexas e, portanto, as empresas precisam ouvir a comunidade, devendo, inclusive a nomear um diretor de comunidade para a diretoria executiva.
Ele argumenta que quando as empresas contemplam os parceiros, favorece a construção de relacionamentos de longo prazo e o lucro cresce rapidamente, pois todo mundo passa a comprar mais os seus produtos.

Ao longo das últimas décadas, o aparato institucional das políticas sociais pode ser caracterizado, em todos os níveis de poder, como um somatório desarticulado de instituições responsáveis por políticas setoriais extremamente segmentadas, que sobrepõem clientelas e competências, e pulverizam e desperdiçam os recursos, provenientes de uma diversidade desordenada de fontes.
Qual das afirmativas abaixo, melhor traduz o quadro que foi dito?
se caracteriza com uma estrutura que tenta se modernizar, mais interesses de grupos estrangeiros agem para que tudo fique na mesma.
redunda num sistema de proteção social altamente centralizado na esfera federal, ineficiente e iníquo, regido por um conjunto confuso e ambíguo de regulamentos e regras.
se traduz em mecanismos super eficientes, onde o estado nas suas esferas, altamente preparado no seu planejamento e gestão, oferece serviços de alta qualidade para a população.
redunda num aparelho que prima pela ineficiência na gestão e de baixo padrão de controle, de forma a favorecer o desvio de recursos, que é o que mais os políticos gostam e querem.
aparece com sistemas de gestão todo informatizado, onde o governo e demais entes públicos, podem enxergar o cidadão com um cadastro único, onde não importa que lugar ele esteja, seu prontuário estará sempre a mãos do médico que estiver atendendo.

Qual o papel do Instituto Ethos?
É uma instituição criada pelo governo que visa estimular o empresariado a buscar a eficiência social e ambiental.
Tem como função ajudar os empresários nacionais a compreender e incorporar o conceito de Responsabilidade Social no cotidiano de sua gestão.
É um instituto que visa preparar o empresário a elaborar os seus balanços social e ambiental, quando eles forem apresentar seus projetos de financiamento ao BNDES, tendo uma fator de redutor do custo financeiro.
É uma filial de uma organização inglesa, que visa contribuir para que as empresas sejam mais socialmente e ambientalmente responsáveis em suas atividades empresariais.
Tem como função contribuir para que os empresários aumentem a sua motivação, para adotar o marketing social e verde, mostrando para o mercado que a empresa está comprometida com a sustentabilidade.

A Usina Caixa d'Água aboliu, há mais de 30 anos, o emprego de mão de obra infantil em sua força de trabalho. Por essa conduta, ganhou um selo de "empresa amiga da criança", concedido por importante organização não governamental do país.
Sob o prisma da responsabilidade social, conclui-se que essa atitude:
comprova o fato de que toda certificação desse tipo torna a empresa ética e cidadã.
resume perfeitamente a abordagem, sobre o tema, relacionada aos stakeholders.
está em sintonia com os princípios da ética nos negócios e na governança corporativa.
carece de legitimidade por tratar o tema de forma reducionista e benevolente.
representa uma propaganda exagerada e enganosa configurada como ilegal.

A experiência na adoção do conceito de Responsabilidade Social tem contribuído fortemente para mostrar que as empresas têm melhorado a sua imagem institucional junto aos consumidores.
A que se refere isto?
Adotar a RSC significa que as empresas para explorarem os trabalhadores de uma maneira que eles não desconfiam.
Ter uma boa imagem corporativa, significa que a empresa terá acesso a juros mais baixo praticados pelo governo.
Significa que as empresas estão investindo em modelos organizacionais que estimulam a participação dos colaboradores nos processo de tomada de decisão.
Quando as empresas passam a adotar a RSC, os resultados obtidos atingem um universo de agentes sociais muito mais vasto do que os dos acionistas, trazendo a relação com a comunidade e o meio ambiente.
Para as empresas que resolvem serem mais éticas na condução de seus negócios, a RSC é um fator-chave que não traz quase nenhum benefício.

Assinale a alternativa que apresenta uma característica comum à gestão pública e à gestão privada.
estão sujeitas aos princípios da legalidade, da impessoalidade e da publicidade.
têm o dever de promover a satisfação do cidadão.
são regidas pela competitividade e pela conquista de mercados.
existem para prestar serviços de interesse coletivo.
são passíveis de responsabilidade social.

Mais conteúdos dessa disciplina