Buscar

Com base na Lei n.º 8.429/1992 e suas alterações (Lei de Improbidade Administrativa — LIA), assinale a opção correta. Atos contrários aos princípio...

Com base na Lei n.º 8.429/1992 e suas alterações (Lei de Improbidade Administrativa — LIA), assinale a opção correta.
Atos contrários aos princípios da administração pública não mais podem fundamentar condenação por improbidade administrativa, haja vista as alterações feitas na LIA pela Lei n.º 14.230/2021.
Atualmente, não cabe cumulação de ação de improbidade administrativa com ação penal por um mesmo fato.
Agentes políticos, como prefeitos e governadores, não mais respondem por improbidade administrativa nos termos da LIA, pois a eles é reservado regime específico de responsabilidade.
As penalidades previstas na lei em apreço são aplicáveis ao particular que induzir culposamente a prática do ato de improbidade.
Certo
Errado
Certo
Errado

Essa pergunta também está no material:

Questões Improbidade - Bacen
165 pág.

Direito Administrativo I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: Errado. A Lei n.º 8.429/1992 e suas alterações (Lei de Improbidade Administrativa — LIA) ainda prevê a condenação por atos contrários aos princípios da administração pública, mesmo após as alterações feitas pela Lei n.º 14.230/2021. Além disso, é possível a cumulação de ação de improbidade administrativa com ação penal por um mesmo fato. Os agentes políticos, como prefeitos e governadores, ainda respondem por improbidade administrativa nos termos da LIA, e as penalidades previstas na lei são aplicáveis tanto aos agentes públicos quanto aos particulares que induzirem culposamente a prática do ato de improbidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais