Buscar

Assinale a alternativa correta. Em relação aos benefícios previdenciários do Regime Geral de Previdência Social: A) Para fins previdenciários, a qu...

Assinale a alternativa correta. Em relação aos benefícios previdenciários do Regime Geral de Previdência Social:
A) Para fins previdenciários, a qualidade de dependente do companheiro ou companheira com o segurado ou a segurada está condicionada à comprovação da efetiva dependência econômica.
B) A concessão da pensão por morte é regida pela lei vigente ao tempo da solicitação do benefício.
C) O cálculo do fator previdenciário incide nas aposentadorias especial e por invalidez.
D) É assegurada aposentadoria por idade ao segurado que completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta) anos, se mulher, observada a carência exigida na Lei nº 8.213/91.
E) A aposentadoria especial somente será devida ao segurado que tiver trabalhado em condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física durante 25 (vinte e cinco) anos e desde que cumprida a carência exigida na Lei nº 8.213/91.
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e IV, apenas.
e) I, II e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

E-book-1000-questões-inss-técnico do seguro social
716 pág.

Concurso Inss Adolpho Berezin EtecAdolpho Berezin Etec

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I e IV, apenas. Justificativa: A alternativa A está incorreta, pois a qualidade de dependente do companheiro ou companheira com o segurado ou a segurada não está condicionada à comprovação da efetiva dependência econômica. A alternativa B está incorreta, pois a concessão da pensão por morte é regida pela lei vigente na data do óbito do segurado. A alternativa C está incorreta, pois o cálculo do fator previdenciário não incide na aposentadoria especial. A alternativa D está correta, pois é assegurada aposentadoria por idade ao segurado que completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta) anos, se mulher, observada a carência exigida na Lei nº 8.213/91. A alternativa E está incorreta, pois a aposentadoria especial é devida ao segurado que tiver trabalhado em condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física durante 15, 20 ou 25 anos, dependendo da atividade exercida, e desde que cumprida a carência exigida na Lei nº 8.213/91.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina