Buscar

Acerca dos princípios aplicáveis ao direito previdenciário e da jurisprudência pátria relacionada ao tema, assinale a opção correta. A) A indenizaç...

Acerca dos princípios aplicáveis ao direito previdenciário e da jurisprudência pátria relacionada ao tema, assinale a opção correta.
A) A indenização recebida a título de acidente do trabalho exclui a de direito comum, em caso de dolo ou de culpa grave do empregador, uma vez que a cumulação representaria ofensa ao princípio da proporcionalidade.
B) É inconstitucional a inclusão de sócios e administradores de sociedades e titulares de firmas individuais como contribuintes obrigatórios da previdência social.
C) O benefício acidentário, no caso de contribuinte que perceba remuneração variável, deve ser calculado com base na média aritmética dos seus últimos doze meses de contribuição.
D) Em face do princípio da razoabilidade, os juros de mora nas ações relativas a benefícios previdenciários incidem a partir do trânsito em julgado da decisão que acolheu o pedido.
E) Em respeito ao princípio da legalidade, é vedada a cumulação de pensão por morte de trabalhador rural com o benefício de aposentadoria por invalidez.
A) Estão corretas apenas as assertivas I e II.
B) Estão corretas apenas as assertivas I, III e IV.
C) Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV.
D) Estão corretas todas as assertivas.

Essa pergunta também está no material:

E-book-1000-questões-inss-técnico do seguro social
716 pág.

Concurso Inss Adolpho Berezin EtecAdolpho Berezin Etec

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Estão corretas apenas as assertivas I, III e IV. Justificativa: - A alternativa A está incorreta, pois a indenização recebida a título de acidente do trabalho não exclui a de direito comum, mesmo em caso de dolo ou culpa grave do empregador. - A alternativa B está incorreta, pois a inclusão de sócios e administradores de sociedades e titulares de firmas individuais como contribuintes obrigatórios da previdência social é constitucional. - A alternativa C está incorreta, pois o benefício acidentário, no caso de contribuinte que perceba remuneração variável, deve ser calculado com base na média aritmética dos seus últimos 12 salários de contribuição, e não meses de contribuição. - A alternativa D está correta, pois os juros de mora nas ações relativas a benefícios previdenciários incidem a partir do trânsito em julgado da decisão que acolheu o pedido. - A alternativa E está incorreta, pois é permitida a cumulação de pensão por morte de trabalhador rural com o benefício de aposentadoria por invalidez.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina