Buscar

Apresente as principais diferenças entre a teoria das vantagens absolutas e a teoria das vantagens comparativas no comércio internacional.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A teoria das vantagens absolutas, proposta por Adam Smith, defende que um país deve se especializar na produção de bens em que possui uma vantagem absoluta em relação a outros países, ou seja, em que é mais eficiente e produtivo. Dessa forma, o país pode produzir mais bens com menos recursos e, consequentemente, terá uma maior capacidade de exportação. Já a teoria das vantagens comparativas, proposta por David Ricardo, defende que um país deve se especializar na produção de bens em que possui uma vantagem comparativa em relação a outros países, ou seja, em que tem um custo de oportunidade menor. Isso significa que, mesmo que um país seja menos eficiente na produção de determinado bem em relação a outro país, ele deve se especializar na produção desse bem se o custo de oportunidade for menor do que produzir outro bem. Em resumo, a teoria das vantagens absolutas se baseia na produtividade e eficiência de um país, enquanto a teoria das vantagens comparativas se baseia no custo de oportunidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image