Buscar

Tipicidade Objetiva. Ação, resultado e relação de causalidade. Teoria da imputação objetiva. Da relevância penal da omissão.

Essa pergunta também está no material:

ENAM - Conteudo Programatico
16 pág.

Teorias e Focos de Atenção de Enfermagem Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A tipicidade objetiva é um dos elementos do crime, que se refere à adequação da conduta do agente ao tipo penal descrito na lei. Ela é composta por três elementos: ação, resultado e relação de causalidade. A ação é a conduta humana voluntária que se exterioriza no mundo exterior. O resultado é a modificação do mundo exterior causada pela ação. Já a relação de causalidade é o nexo de causalidade entre a ação e o resultado. A teoria da imputação objetiva é uma corrente doutrinária que busca estabelecer critérios objetivos para a imputação de um resultado a um agente. Ela se baseia na ideia de que somente deve ser responsabilizado pelo resultado aquele que criou um risco juridicamente relevante e que este risco se concretizou no resultado. Quanto à relevância penal da omissão, ela se refere à possibilidade de responsabilização penal do agente que se omitiu diante de uma situação em que tinha o dever legal de agir para evitar um resultado criminoso. Para que haja a responsabilização, é necessário que o agente tenha o dever legal de agir e que a sua omissão tenha sido determinante para a produção do resultado.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando