Logo Passei Direto
Buscar
AMP-1995) A Guerra de Secessão (1861-1865) foi motivada, dentre outras coisas, pela questão do regime de trabalho nos Estados Unidos. a) Caracterize os regimes de trabalho no norte e no sul dos Estados Unidos às vésperas da Guerra de Secessão. b) De que modo o desfecho da Guerra de Secessão influenciou a industrialização daquele país?

User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

a) O regime de trabalho no norte dos Estados Unidos era predominantemente industrial, com trabalhadores assalariados e uma economia baseada em manufatura. Já no sul, o regime de trabalho era predominantemente agrícola, com a utilização de mão de obra escrava para a produção de algodão e outros produtos agrícolas. b) O desfecho da Guerra de Secessão teve um grande impacto na industrialização dos Estados Unidos. Com a vitória do norte, a escravidão foi abolida e a economia do sul foi fortemente afetada. Isso levou a um aumento da migração de trabalhadores para o norte, onde havia mais oportunidades de emprego na indústria em expansão. Além disso, o governo federal investiu em infraestrutura e programas de desenvolvimento econômico para ajudar a reconstruir o sul após a guerra. Tudo isso contribuiu para o crescimento da economia industrial dos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

(Mack-2008) “(…) Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: ‘Nós acreditamos que esta verdade seja evidente por si, que todos os homens são criados iguais.’ (…) Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro pequenos filhos viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter. (…)” “(…) Não temos alternativa senão protestar. Por muitos anos, demonstramos uma assombrosa paciência. Por vezes, demos a nossos irmãos brancos a impressão de que gostávamos do modo como estávamos sendo tratados. Mas viemos aqui hoje para sermos salvos dessa paciência, que nos tem feito pacientes com tudo que não seja a liberdade e a justiça.” (…) “(…) A ação franca não violenta procura criar uma tal crise e fomentar uma tal tensão que a comunidade que se tem constantemente recusado a negociar é forçada a enfrentar a questão. Procura-se assim dramatizar a questão a fim de que ela não possa mais ser ignorada. (…) Sabemos, por dolorosa experiência, que a liberdade nunca é voluntariamente dada pelo opressor; é preciso que ela seja exigida pelo oprimido”.
I. liderou um amplo movimento social contra a segregação racial oficial e pela igualdade de direitos civis da população negra de seu país.
II. fervoroso pastor protestante, viu-se obrigado a apoiar a guerra que os EUA travavam contra o Vietnã, entendida por ele como uma cruzada contra o ateísmo comunista.
III. pôs, em ação, táticas não violentas de organização e mobilização política, transformando o protesto pacífico em poderosa arma de luta social, como no célebre boicote à lei de segregação nos transportes públicos em Montgomery.
a) se apenas I é correta.
b) se apenas I e II são corretas.
c) se apenas I e III são corretas.
d) se apenas II e III são corretas.
e) se I, II e III são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina