Logo Passei Direto
Buscar
11) (Fuvest-1997) "(em) Massachussetts o espírito do capitalismo estava presente antes do 'desenvolvimento capitalista' ... neste caso, a relação causal é, certamente, a inversa daquela sugerida pelo ponto de vista materialista". [Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo] A afirmação: a) valoriza a visão do materialismo sobre o desenvolvimento do capitalismo na Nova Inglaterra. b) sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno. c) coincide com a crítica marxista ao materialismo sobre a existência do capitalismo na Nova Inglaterra. d) diverge do marxismo ao defender a existência de uma fase de acumulação primitiva de capital. e) defende uma concepção consensual entre os historiadores sobre a origem do capitalismo.

User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para analisar a afirmação de Max Weber sobre o "espírito do capitalismo" e sua relação com o desenvolvimento capitalista, precisamos entender o que ele propõe em contraste com a visão materialista, especialmente a marxista. Vamos analisar as alternativas: a) Valoriza a visão do materialismo sobre o desenvolvimento do capitalismo na Nova Inglaterra. - Esta opção não é correta, pois Weber critica a visão materialista. b) Sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno. - Esta opção está correta, pois Weber argumenta que a ética protestante e o espírito capitalista foram fundamentais para o surgimento do capitalismo moderno. c) Coincide com a crítica marxista ao materialismo sobre a existência do capitalismo na Nova Inglaterra. - Esta opção não é correta, pois Weber não coincide com a crítica marxista. d) Diverge do marxismo ao defender a existência de uma fase de acumulação primitiva de capital. - Embora Weber possa divergir do marxismo, essa opção não reflete diretamente a ideia central de sua obra. e) Defende uma concepção consensual entre os historiadores sobre a origem do capitalismo. - Esta opção não é correta, pois a obra de Weber é uma crítica a visões consensuais e propõe uma interpretação própria. Portanto, a alternativa correta é: b) sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra b) sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno. A afirmação de Max Weber, presente na obra "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", defende que o espírito capitalista, ou seja, a mentalidade de buscar o lucro e a acumulação de riquezas, foi um fator determinante para o desenvolvimento do capitalismo moderno, e não o contrário, como defende o materialismo histórico de Marx.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

(Mack-2008) “(…) Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: ‘Nós acreditamos que esta verdade seja evidente por si, que todos os homens são criados iguais.’ (…) Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro pequenos filhos viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter. (…)” “(…) Não temos alternativa senão protestar. Por muitos anos, demonstramos uma assombrosa paciência. Por vezes, demos a nossos irmãos brancos a impressão de que gostávamos do modo como estávamos sendo tratados. Mas viemos aqui hoje para sermos salvos dessa paciência, que nos tem feito pacientes com tudo que não seja a liberdade e a justiça.” (…) “(…) A ação franca não violenta procura criar uma tal crise e fomentar uma tal tensão que a comunidade que se tem constantemente recusado a negociar é forçada a enfrentar a questão. Procura-se assim dramatizar a questão a fim de que ela não possa mais ser ignorada. (…) Sabemos, por dolorosa experiência, que a liberdade nunca é voluntariamente dada pelo opressor; é preciso que ela seja exigida pelo oprimido”.
I. liderou um amplo movimento social contra a segregação racial oficial e pela igualdade de direitos civis da população negra de seu país.
II. fervoroso pastor protestante, viu-se obrigado a apoiar a guerra que os EUA travavam contra o Vietnã, entendida por ele como uma cruzada contra o ateísmo comunista.
III. pôs, em ação, táticas não violentas de organização e mobilização política, transformando o protesto pacífico em poderosa arma de luta social, como no célebre boicote à lei de segregação nos transportes públicos em Montgomery.
a) se apenas I é correta.
b) se apenas I e II são corretas.
c) se apenas I e III são corretas.
d) se apenas II e III são corretas.
e) se I, II e III são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina