Buscar

Sem dispor de instrumentos militares, as armas usadas comumente pela Santa Sé foram a excomunhão, a interdição de atividades e atos, como a suspens...

Sem dispor de instrumentos militares, as armas usadas comumente pela Santa Sé foram a excomunhão, a interdição de atividades e atos, como a suspensão de cultos religiosos em determinadas áreas, e a acusação de heresia […].”

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 1 - História e Historiografia Medieval Ocidental, sobre as ferramentas de reafirmação do poder eclesiástico nos séculos XI e XII, assinale a alternativa correta:


A - No combate às heresias e na implementação de guerras santas, em especial as Cruzadas no Oriente, os poderes seculares mobilizavam o aparato bélico da Igreja, através de seus templários, justificado pelo poder divino concedido aos reis.

B - A imposição do Sacro Império Romano Germânico sobre a Igreja também se deu por meio dos sínodos e concílios, que reafirmavam seu controle político sobre o papado.

C -Sínodos e concílios visavam aproximar as influências seculares ao meio eclesiástico, reforçando a união entre clérigos e leigos e os princípios morais religiosos para a vida cristã.

D - Em termos práticos, as reivindicações do poder papal sobre as estruturas temporais contavam com muito mais recursos, tanto do ponto de vista financeiro quanto bélico.

E -A reafirmação do poder da Igreja sobre as estruturas seculares também se deu através dos sínodos e concílios, sendo o mais simbólico do período o IV Concílio de Latrão, realizado em 1215.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E - A reafirmação do poder da Igreja sobre as estruturas seculares também se deu através dos sínodos e concílios, sendo o mais simbólico do período o IV Concílio de Latrão, realizado em 1215. O fragmento de texto menciona as armas usadas pela Santa Sé, que incluem a excomunhão, a interdição de atividades e atos, como a suspensão de cultos religiosos em determinadas áreas, e a acusação de heresia. A alternativa A está incorreta, pois os poderes seculares mobilizavam o aparato bélico da Igreja, através de seus templários, justificado pelo poder divino concedido aos reis. A alternativa B também está incorreta, pois a imposição do Sacro Império Romano Germânico sobre a Igreja não se deu por meio dos sínodos e concílios, mas sim por meio da nomeação de imperadores pelo papa. A alternativa C está incorreta, pois os sínodos e concílios visavam reforçar a união entre clérigos e leigos e os princípios morais religiosos para a vida cristã, mas não tinham como objetivo aproximar as influências seculares ao meio eclesiástico. A alternativa D está incorreta, pois as reivindicações do poder papal sobre as estruturas temporais não contavam com mais recursos do ponto de vista financeiro e bélico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais