Logo Passei Direto
Buscar
25) (Mack-1996) Duas baterias têm mesma força eletromotriz (ε1 = ε2) e resistências internas respectivamente iguais a r1 e r2. Elas são ligadas em série a um resistor externo de resistência R. O valor de R que tornará nula a diferença de potencial entre os terminais da primeira bateria será igual a: a) r1 + r2 b) r1 - r2 c) r2 - r1 d) r1 + r2 /2 e) r1 - r2 /2

User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para que a diferença de potencial entre os terminais da primeira bateria seja nula, a corrente elétrica que passa pelo circuito deve ser a mesma em ambas as baterias. Assim, podemos utilizar a Lei de Ohm para encontrar a corrente elétrica que passa pelo circuito: V = R * I Onde V é a diferença de potencial entre os terminais do circuito, R é a resistência total do circuito e I é a corrente elétrica que passa pelo circuito. Como as baterias estão ligadas em série, a diferença de potencial total do circuito é a soma das diferenças de potencial de cada bateria: V = ε1 + ε2 Substituindo a Lei de Ohm na equação acima, temos: ε1 + ε2 = (r1 + r2 + R) * I Como queremos que a diferença de potencial entre os terminais da primeira bateria seja nula, temos que: ε1 - (r1 * I) = 0 Substituindo ε1 por ε2 (já que as baterias têm a mesma força eletromotriz), temos: ε2 - (r1 * I) = 0 Isolando I na equação acima, temos: I = ε2 / r1 Substituindo I na primeira equação, temos: ε1 + ε2 = (r1 + r2 + R) * (ε2 / r1) Simplificando a equação acima, temos: R = (r1 * r2) / (r1 + r2) Portanto, a alternativa correta é a letra E) r1 - r2 /2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

7) (ITA-2003) Em sua aventura pela Amazônia, João porta um rádio para comunicar-se. Em caso de necessidade, pretende utilizar células solares de silício, capazes de converter a energia solar em energia elétrica, com eficiência de 10%. Considere que cada célula tenha 10cm2 de área coletora, sendo capaz de gerar uma tensão de 0,70V, e que o fluxo de energia solar médio incidente é da ordem de 1,0 × 103W/m2. Projete um circuito que deverá ser montado com as células solares para obter uma tensão de 2,8V e corrente mínima de 0,35 A, necessárias para operar o rádio.

11) (UEL-1996) A diferença de potencial obtida nos terminais de um gerador é 12 volts. Quando esses terminais são colocados em curto-circuito, a corrente elétrica fornecida pelo gerador é 5,0 ampères. Nessas condições, a resistência interna do gerador é, em ohms, igual a:

a) 2,4
b) 7,0
c) 9,6
d) 17
e) 60

Mais conteúdos dessa disciplina