Logo Passei Direto
Buscar
A prerrogativa da administração pública de invalidar atos administrativos ilegítimos e revogar atos administrativos inoportunos caracteriza a aplicação do princípio administrativo da

A supremacia do interesse público.
B indisponibilidade.
C continuidade.
D autotutela.
E finalidade.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação à prerrogativa da administração pública de invalidar atos administrativos ilegítimos e revogar atos administrativos inoportunos. A análise das alternativas é a seguinte: A) Supremacia do interesse público - Refere-se à prioridade do interesse público sobre o privado, mas não aborda diretamente a questão da invalidade e revogação de atos. B) Indisponibilidade - Este princípio diz respeito à impossibilidade de a administração pública abrir mão de direitos ou interesses públicos, mas não se relaciona diretamente com a invalidade e revogação de atos. C) Continuidade - Este princípio se refere à continuidade dos serviços públicos, não se relacionando com a invalidade ou revogação de atos administrativos. D) Autotutela - Este é o princípio que permite à administração pública revisar seus próprios atos, invalidando aqueles que são ilegítimos e revogando os que são inoportunos. Portanto, é a alternativa que melhor se encaixa na descrição dada. E) Finalidade - Este princípio diz respeito ao objetivo que a administração pública deve perseguir em seus atos, mas não aborda a questão da invalidade e revogação. Diante da análise, a alternativa correta é: D) autotutela.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A prerrogativa da administração pública de invalidar atos administrativos ilegítimos e revogar atos administrativos inoportunos caracteriza a aplicação do princípio administrativo da autotutela. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) pode ser liminarmente indeferida pelo relator, se sua petição inicial for inepta.
A - Correta. De acordo com o art. 4.º, caput, da Lei 9.882, de 3 de dezembro de 1999, petição inicial de arguição de descumprimento de preceito fundamental pode ser liminarmente indeferida pelo relator, se for inepta.
a) Verdadeira
b) Falsa
c) Falsa
d) Falsa
e) Falsa

A respeito dos direitos fundamentais, assinale a opção correta.
E - Alguns direitos fundamentais aplicam-se não só nas relações dos indivíduos com o Estado, mas também entre pessoas privadas, no que se conhece como eficácia horizontal desses direitos.
a) Falsa
b) Falsa
c) Falsa
d) Falsa
e) Verdadeira

Em relação aos remédios processuais constitucionais, assinale a opção correta.

A A ação de habeas corpus é cabível apenas quando alguém tenha sofrido restrição ilegal de sua liberdade de locomoção e não deve substituir recurso no processo penal.
B A ação de habeas corpus não é adequada para proteger o direito dos usuários de internet navegarem por sítios eletrônicos, porque a liberdade de locomoção que ela protege é a física.
C Com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), firmou-se o entendimento de que não mais cabe habeas data contra pessoa jurídica de direito privado.
D Não cabe ação de mandado de segurança contra atos praticados em sociedade de economia mista, dada a natureza delas de pessoa jurídica de direito privado.
E Devido à existência do controle concentrado de constitucionalidade, não cabe mandado de segurança contra ato do Poder Legislativo.

licitações realizadas pelas sociedades de economia mista e empresas públicas, por possuírem natureza de ato administrativo, afigura-se possível a impetração de mandado de segurança, nos termos da Súmula 333 do STJ: ‘Cabe mandado de segurança contra ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou empresa pública’.” (SIQUEIRA JR., Paulo Hamilton. Direito Processual Constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. Livro eletrônico, cap. VI [Writs constitucionais], item 5.3 [Objeto da ação], p. 447-8).*/

No que se refere aos estados federados, assinale a opção correta.

A As competências dos estados federados são orientadas pelo princípio da exclusividade do interesse, o qual dispõe que as matérias de interesse exclusivamente regional interessam apenas aos estados.
B Em virtude da repartição de competências que a CF define, os estados federados encontram espaço para exercer certo grau de soberania, embora de forma limitada.
C O poder constituinte que os estados podem exercer na produção de suas constituições se caracteriza por ser inicial e independente, embora não seja ilimitado.
D Na repartição de competências não tributárias, as competências que a CF não tenha atribuído à União ou aos municípios cabem, em princípio, aos estados-membros.
E Em respeito às competências dos estados e à capacidade de que produzam sua própria constituição, as limitações ao poder decorrente são apenas as expressas na CF.

No que se refere à política urbana, agrícola e fundiária e à reforma agrária, assinale a opção correta.

A Na execução da política fundiária, todos os imóveis classificados como latifúndios se sujeitam, em princípio, a desapropriação para fins de reforma agrária.
B Aspectos ligados ao cumprimento da legislação trabalhista não são juridicamente apropriados para definição de imóveis aptos a desapropriação para fins de reforma agrária.
C Em respeito à autonomia municipal, a CF preconiza a adoção de plano diretor como recomendação para os municípios, sem caráter vinculante.
D Um imóvel pode ser produtivo e, ao mesmo tempo, não cumprir sua função social, caso em que poderá ser objeto de desapropriação para fins de reforma agrária.
E Devido à proteção do direito de propriedade como direito fundamental, são limitados os meios de execução da política urbana, sendo proibido ao poder público, por exemplo, exigir edificação compulsória em imóvel.

Em relação à segurança pública, assinale a opção correta de acordo com a constituição do estado de Pernambuco.

A Os órgãos que compõem a segurança pública no estado de Pernambuco organizam-se em carreira e de forma hierarquizada.
B São órgãos permanentes da segurança pública do estado de Pernambuco apenas a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.
C A única finalidade da segurança pública, no sistema da Constituição de Pernambuco, é preservar a ordem pública.
D O órgão de polícia científica no Estado de Pernambuco deve ser chefiado por delegado de polícia.
E A atividade de polícia ostensiva compete, no Estado de Pernambuco, à Polícia Militar e à Polícia Penal.

Mais conteúdos dessa disciplina