Buscar

O caramujo africano (Achatina fulica), mostrado na figura abaixo, foi introduzido no Brasil, ilegalmente, na década de 1980, com o intuito de se ex...

O caramujo africano (Achatina fulica), mostrado na figura abaixo, foi introduzido no Brasil, ilegalmente, na década de 1980, com o intuito de se explorar comercialmente essa espécie como iguaria gastronômica. De lá para cá, o Achatina fulica espalhou-se por vários estados brasileiros, mas não como uma alternativa econômica, pois seu gosto não foi tão apreciado como o escargot verdadeiro (Helix aspersa).
1. EXPLIQUE por que uma espécie exótica como essa pôde se tornar rapidamente uma praga em diversos ecossistemas brasileiros.
2. CITE duas consequências da introdução de espécies exóticas num ecossistema.
3. Um hábito popular para matar lesmas e caramujos consiste em jogar sal de cozinha sobre seus corpos.
a) EXPLIQUE o processo pelo qual, nesse caso, o sal leva à morte.
b) Apesar de popular, o extermínio de lesmas e caramujos por adição de sal não é uma prática recomendada para uso em hortas e jardins.
JUSTIFIQUE essa afirmativa.

Essa pergunta também está no material:

Revisão Intercalada (R I) - Livro 2-079-081
3 pág.

Enem Ifce - Campus ParacuruIfce - Campus Paracuru

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. O Achatina fulica se tornou uma praga em diversos ecossistemas brasileiros porque essa espécie não tem predadores naturais no Brasil, o que permitiu que sua população crescesse rapidamente e sem controle. Além disso, o caramujo africano é capaz de se adaptar a diferentes ambientes e se reproduzir com facilidade, o que contribuiu para sua disseminação. 2. Duas consequências da introdução de espécies exóticas em um ecossistema são a competição por recursos com as espécies nativas e a predação dessas espécies. A competição pode levar à diminuição da população das espécies nativas, enquanto a predação pode levar à extinção dessas espécies. 3. a) O sal de cozinha leva à morte de lesmas e caramujos porque ele desidrata o corpo desses animais. O sal retira a água do corpo dos animais, o que leva à morte por desidratação. b) O extermínio de lesmas e caramujos por adição de sal não é uma prática recomendada para uso em hortas e jardins porque o sal pode prejudicar o solo e as plantas. O sal pode aumentar a salinidade do solo, o que pode afetar a absorção de água pelas plantas e prejudicar seu crescimento. Além disso, o sal pode matar outras espécies de animais que vivem no solo e são importantes para a manutenção do ecossistema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais