Buscar

Acompanhando a história econômica de alguns países que até as décadas de 1980 ou 1990 tinham indicadores econômicos parecidos com o Brasil, se pode...

Acompanhando a história econômica de alguns países que até as décadas de 1980 ou 1990 tinham indicadores econômicos parecidos com o Brasil, se pode concluir que a educação, aliada a diversos fatores, foi determinante para que eles passassem de subdesenvolvidos a desenvolvidos, ou em robusto processo de desenvolvimento em poucas décadas. Apenas para exemplificar, citamos os países integrantes do que ficou conhecido como os “Tigres Asiáticos” (Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan, Hong Kong) que tiveram nas últimas décadas do século XX e no atual século XXI um desempenho muito superior ao dos demais países até então subdesenvolvidos. Sobre o fator da canalização da poupança interna para o setor produtivo, assinale a alternativa CORRETA:
Etimologicamente, a palavra parcimônia se originou a partir do latim parsus, derivado do verbo parcere, que é traduzido como "economizar", sendo um termo de difícil compreensão.
Países como a China (que é nesse século a segunda potência mundial) efetuaram uma lenta, mas gradual e sistemática abertura da sua economia ao capital estrangeiro, com a inclusão de regras nos contratos de instalação de multinacionais que possibilitaram o que chamamos de “transferência de tecnologia”.
A poupança é crucial para o crescimento econômico, pois o fácil acesso ao crédito motiva empresários a fazer investimentos produtivos e incentiva os consumidores a adquirir bens de consumo duráveis.
Tanto os governos em todas as suas esferas (União, Estados e Municípios) quanto a própria sociedade devem conceber uma educação de qualidade em todas as etapas (educação formal) e segmentos (qualificação profissional) como condição inegociável para a retomada de um crescimento no longo prazo.
a) Etimologicamente, a palavra parcimônia se originou a partir do latim parsus, derivado do verbo parcere, que é traduzido como "economizar", sendo um termo de difícil compreensão.
b) Países como a China (que é nesse século a segunda potência mundial) efetuaram uma lenta, mas gradual e sistemática abertura da sua economia ao capital estrangeiro, com a inclusão de regras nos contratos de instalação de multinacionais que possibilitaram o que chamamos de “transferência de tecnologia”.
c) A poupança é crucial para o crescimento econômico, pois o fácil acesso ao crédito motiva empresários a fazer investimentos produtivos e incentiva os consumidores a adquirir bens de consumo duráveis.
d) Tanto os governos em todas as suas esferas (União, Estados e Municípios) quanto a própria sociedade devem conceber uma educação de qualidade em todas as etapas (educação formal) e segmentos (qualificação profissional) como condição inegociável para a retomada de um crescimento no longo prazo.

Essa pergunta também está no material:

Simulado Macroeconomia II
6 pág.

Macroeconomia II UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "A poupança é crucial para o crescimento econômico, pois o fácil acesso ao crédito motiva empresários a fazer investimentos produtivos e incentiva os consumidores a adquirir bens de consumo duráveis." A poupança é um fator importante para o crescimento econômico, pois permite que os empresários tenham acesso a recursos para investir em seus negócios e os consumidores possam adquirir bens duráveis, o que estimula a produção e o crescimento da economia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais