Buscar

4. No topo do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros, a pressão atmosférica cai para um pouco mais de 228 mmHg e a tempera...

4. No topo do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros, a pressão atmosférica cai para um pouco mais de 228 mmHg e a temperatura pode chegar a –60 ºC. Se for liberado um balão contendo 5 L de gás hélio ao nível do mar, onde a pressão é de 720 mmHg e a temperatura é de 25 ºC, é correto afirmar que, ao atingir o topo do Monte Everest, o volume do balão deve:

Respostas

2 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Para responder a essa pergunta, precisamos utilizar a Lei de Boyle-Mariotte, que estabelece que a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais, desde que a temperatura permaneça constante. Assim, podemos utilizar a fórmula P1 x V1 = P2 x V2, onde P1 é a pressão inicial, V1 é o volume inicial, P2 é a pressão final e V2 é o volume final. Substituindo os valores na fórmula, temos: 720 mmHg x 5 L = 228 mmHg x V2 V2 = (720 mmHg x 5 L) / 228 mmHg V2 = 15,79 L Portanto, ao atingir o topo do Monte Everest, o volume do balão deve ser de aproximadamente 15,79 L.

0
Dislike0
User badge image

Alexandre Nascimento Benedito

C. aumentar.

Pela equação geral dos gases, observa-se que a diminuição da temperatura e da pressão leva a um aumento no volume do gás.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina