Buscar

Sobre a religiosidade e a Igreja Católica no século XIX, no Brasil, é correto afirmar que: a) Segundo as leis do Império, a liberdade de culto era ...

Sobre a religiosidade e a Igreja Católica no século XIX, no Brasil, é correto afirmar que:
a) Segundo as leis do Império, a liberdade de culto era garantida a todas as religiões, o que permitiu a livre atuação de protestantes e espíritas no país.
b) A Igreja Católica, apesar de perder o status de religião oficial, manteve grande influência na sociedade, especialmente nas áreas rurais.
c) O sincretismo religioso foi amplamente difundido, resultando na fusão de práticas católicas com elementos das religiões africanas.
d) A Igreja Católica, diante da crescente imigração europeia, buscou se adaptar às novas correntes religiosas trazidas pelos imigrantes.
e) A religiosidade no Brasil do século XIX foi marcada pela total separação entre Estado e Igreja, resultando em uma sociedade laica e pluralista.

Essa pergunta também está no material:

Lista de exercicios do Segundo Reinado
127 pág.

História AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) A Igreja Católica, apesar de perder o status de religião oficial, manteve grande influência na sociedade, especialmente nas áreas rurais. Durante o século XIX, a Igreja Católica perdeu o status de religião oficial do Estado brasileiro, mas manteve grande influência na sociedade, especialmente nas áreas rurais. A liberdade de culto não era garantida a todas as religiões, e o sincretismo religioso foi amplamente difundido, mas não foi a principal característica da religiosidade no Brasil do século XIX.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais