Buscar

Durante o longo reinado de D. Pedro II, manteve-se em grande parte a estrutura econômica colonial, baseada na exportação de produtos primários, pro...

Durante o longo reinado de D. Pedro II, manteve-se em grande parte a estrutura econômica colonial, baseada na exportação de produtos primários, produzidos em grandes propriedades de tipo 'plantation', através do trabalho escravo. Em relação a esse surto de modernização ocorrido na segunda metade do século XIX no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A elite agrária tradicionalista e escravocrata continuou defendendo a divisão internacional do trabalho, pela qual o Brasil só poderia ser essencialmente agrícola, mas isto não impediu o desenvolvimento da produção de tecidos, sapatos, chapéus, sabão e bebidas.
b) O tráfico negreiro era o mais importante negócio do Brasil e imobilizava considerável massa de capitais, que ficou disponível com a sua proibição em 1850. A utilização desses recursos em outras atividades gerou um importante surto de modernização.
c) A modernização ocorrida na segunda metade do século XIX no Brasil foi impulsionada principalmente pela abolição da escravidão, que liberou mão de obra para o desenvolvimento de novas atividades econômicas.
d) A modernização econômica do Brasil na segunda metade do século XIX foi fortemente influenciada pela imigração europeia, que trouxe novas técnicas e conhecimentos para impulsionar a indústria e a agricultura.
e) A modernização econômica do Brasil na segunda metade do século XIX foi acompanhada pelo fortalecimento do mercado interno e pela diversificação da economia, reduzindo a dependência das exportações de produtos primários.

Essa pergunta também está no material:

Lista de exercicios do Segundo Reinado
127 pág.

História AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "c) A modernização ocorrida na segunda metade do século XIX no Brasil foi impulsionada principalmente pela abolição da escravidão, que liberou mão de obra para o desenvolvimento de novas atividades econômicas." Na verdade, a modernização econômica do Brasil na segunda metade do século XIX foi impulsionada por diversos fatores, como a proibição do tráfico negreiro, a imigração europeia, a disponibilidade de capitais antes imobilizados no tráfico negreiro e a diversificação da economia. A abolição da escravidão, embora tenha sido um marco importante, não foi o principal fator de modernização econômica do país.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais