Buscar

Inicialmente a lavoura cafeeira concentrou-se no Vale do Paraíba utilizando mão-de-obra escrava e depois se estendeu pelo Oeste Paulista empregando...

Inicialmente a lavoura cafeeira concentrou-se no Vale do Paraíba utilizando mão-de-obra escrava e depois se estendeu pelo Oeste Paulista empregando o trabalho livre com a mão-de-obra imigrante de origem européia. No Vale do Paraíba, a mentalidade aristocrática e arcaica dos fazendeiros e o esgotamento das terras levaram a lavoura ao declínio, enquanto no Oeste Paulista, a expansão das áreas cultiváveis deveu-se à maior produtividade da terra-roxa e da mão-de-obra livre, ás facilidades do transporte ferroviário e a própria mentalidade empresarial da nova aristocracia cafeicultora (burguesia cafeeira).

a) Inicialmente a lavoura cafeeira concentrou-se no Vale do Paraíba utilizando mão-de-obra escrava e depois se estendeu pelo Oeste Paulista empregando o trabalho livre com a mão-de-obra imigrante de origem européia.
b) No Vale do Paraíba, a mentalidade aristocrática e arcaica dos fazendeiros e o esgotamento das terras levaram a lavoura ao declínio, enquanto no Oeste Paulista, a expansão das áreas cultiváveis deveu-se à maior produtividade da terra-roxa e da mão-de-obra livre, ás facilidades do transporte ferroviário e a própria mentalidade empresarial da nova aristocracia cafeicultora (burguesia cafeeira).

Essa pergunta também está no material:

Lista de exercicios do Segundo Reinado
127 pág.

História AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra a) Inicialmente a lavoura cafeeira concentrou-se no Vale do Paraíba utilizando mão-de-obra escrava e depois se estendeu pelo Oeste Paulista empregando o trabalho livre com a mão-de-obra imigrante de origem européia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais