Logo Passei Direto
Buscar
A2 (2022) - Na Aula 2, observou-se que a teoria marxista estabelece que a estrutura social da sociedade capitalista é dividida em dois polos fundantes deste modo de produção. Que polos são esses?
C A estrutura social da sociedade capitalista é composta por dois polos antagônicos, mas interdependentes: classe dominante ou burguesia e classe operária ou trabalhadora.
User badge image
ServicoSocializando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A teoria marxista, de fato, divide a estrutura social da sociedade capitalista em dois polos principais: a classe dominante, que é a burguesia, e a classe operária, que é a classe trabalhadora. Esses dois grupos são antagônicos, pois têm interesses opostos, mas também são interdependentes, já que a burguesia depende do trabalho da classe operária para gerar lucro. Portanto, a resposta correta é: "A estrutura social da sociedade capitalista é composta por dois polos antagônicos, mas interdependentes: classe dominante ou burguesia e classe operária ou trabalhadora."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a teoria marxista, a estrutura social da sociedade capitalista é dividida em dois polos fundantes: a classe dominante ou burguesia e a classe operária ou trabalhadora. Esses dois polos são antagônicos, mas interdependentes, sendo que a burguesia detém os meios de produção e a classe trabalhadora vende sua força de trabalho para sobreviver.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A1 (2022) - Na Aula 1 foram apresentados os conceitos de alienação, reificação e fetiche da mercadoria. Sobre tais conceitos, analise as assertivas abaixo e escolha a alternativa que corresponde a ordem correta dos conceitos:

I. É o processo de coisificação no qual as ações humanas e suas implicações, e até mesmo o próprio homem, deixam de ser consideradas propriamente “humanas” para serem encaradas como “coisas”, passando a serem tratadas como substituíveis e plurais.

II. Ocorre por meio de um processo de exteriorização de algo que só a essência humana pode realizar, e do não reconhecimento desta atividade enquanto tal. Sendo assim, uma vez estabelecido todo o processo de trabalho até o seu final, o produto do processo se transforma em algo estranho ao seu produtor. O produto é independente do ser que o produziu.

III. É como se o produto tivesse surgido independente do homem/produtor, como uma espécie de feitiço, daí o nome do termo dado por Karl Marx. O produto perde a relação com o produtor e parece ganhar vida própria. Passa a ser compreendido como algo “de fora” do trabalhador, ficando esse “alienado” em relação ao produto. Caracteriza-se pela ocultação das relações sociais de exploração do trabalho.

A I. Fetichismo da mercadoria; II. Alienação; III. Reificação.
B I. Reificação; II. Fetichismo de mercadoria; III. Alienação.
C I. Alienação; II. Reificação; III. Fetichismo da mercadoria.
D I. Fetichismo da mercadoria; II. Reificação; III. Alienação.
E Reificação; II. Alienação; III. Fetichismo da mercadoria.

A1 (2022)- A alienação ocorre através da exteriorização da essência humana na atividade de produção de bens necessários para a sua sobrevivência. Ou seja, o produto torna-se independente daquele que o produziu. A partir deste pressuposto, podemos afirmar:
A Este distanciamento promovido pela produção em massa é determinante do estranhamento entre homem e natureza e é considerado a essência do processo de alienação.

A3 (2022) - Conforme Dallago (2007), apesar das conquistas sociais alcançadas pela Constituição Federal de 1988, o Brasil adentra a década de 1990 com o desafio de consolidar na realidade social aquilo que preconizava a Constituinte frente a um processo de fortalecimento do ideário neoliberal que concebia a intervenção mínima do Estado nas contradições sociais.

Neste contexto, a década de 1990 foi marcada pelo:
A Avanço da mercantilização e retração do Estado.

Questão 7/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão teórica/Marxismo A2. (2022)- A mais-valia é o excedente que o trabalhador produz em relação ao valor pago pela sua força de trabalho vendida ao capitalista, através do seu salário. Ou seja, o trabalhador não é pago pelo que produz, recebe o necessário para manutenção da sua força de trabalho. Com base nos conteúdos abordados, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( ) A mais-valia é produto da propriedade privada dos meios de produção.
( ) O trabalho humano agrega valor às matérias-primas.
( ) Os trabalhadores não recebem o equivalente do valor do seu trabalho, mas sim o necessário para sobreviver.
( ) Para elaborar sua teoria sobre a produção do valor, Marx parte da teoria do valor apresentada por Hegel.
Agora, marque a sequência correta:

A V – V – V – V
B V – V – V – F
C V – F – V – F
D V – V – F – F
E F – V – F - V

Questão 8/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão teórica/Marxismo A2 (2022) - O modo de produção é a maneira como se estrutura a sociedade, ou seja, como é organizada a produção através das relações sociais e o tipo de dominação entre as classes. No feudalismo os servos pertenciam ao senhor feudal, e dependiam dele para ter segurança e usar a terra para produzir alimentos e sobreviver. Já no capitalismo, o trabalhador assalariado:
A É livre para vender sua força de trabalho ao capitalista.
B Trabalha em regime de cooperação com o capitalista.
C É obrigado constitucionalmente a doar seu tempo de trabalho ao capitalista.
D Trabalha o tempo necessário e justo para prover o seu sustento, conforme o nível de desenvolvimento das forças produtivas.
E O trabalhador realiza a prática de trabalhar de forma opcional, uma vez que não vive do trabalho.

Questão 10/10 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão teórica/Marxismo A3 (2022) - O Golpe de Estado ocorrido em 1 de abril de 1964 pôs fim ao Governo de João Goulart, eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), de maneira democrática. Analise as afirmativas a seguir, acerca do então Governo Militar:
I. Fortalecimento do poder central, sobretudo do executivo, que se investiu da função de legislar.
II. O Alto Comando das Forças Militares passou a controlar a sucessão presidencial, indicando um candidato que era referendado pelo Congresso Nacional.
III. Anulados mandatos legislativos e interrupção por 10 anos de direitos políticos a pessoas consideradas ameaças à segurança nacional.
IV. Liberdades civis e políticas cerceadas.
Com base nos conteúdos estudados, são corretas as afirmativas:
A I, II, apenas.
B III e IV, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D I, II, III e IV.
E II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina