Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Biologia

Outros
2. (FCMSCSP 2022 - ADAPTADO) Um consórcio de cientistas de cerca de trinta instituições, chamado Telomere-to-Telomere (T2T), em referência ao telômero, publicou a versão preliminar de um artigo que descreve o primeiro sequenciamento completo do genoma humano, no qual foi adicionado o material genético que faltava. Os pesquisadores adicionaram 200 milhões de pares de bases de DNA e 115 genes ao trabalho do Projeto Genoma Humano, iniciado em 1990. Desenvolver novos recursos para combater ou inibir o surgimento de doenças hereditárias é o que justifica o investimento de tempo, dinheiro e pessoal no sequenciamento do genoma. (Sabrina Brito. “A vida decifrada”. Veja, 30.06.2021. Adaptado.) Quais bases químicas do DNA foram adicionadas nesse estudo? Cite um dos componentes químicos que é específico da molécula de DNA e está ausente na molécula de RNA.

User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

No estudo mencionado, as bases químicas do DNA que foram adicionadas são adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G). Um dos componentes químicos que é específico da molécula de DNA e está ausente na molécula de RNA é a timina (T). No RNA, a timina é substituída pela uracila (U).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

No estudo mencionado, foram adicionadas 200 milhões de pares de bases de DNA. Uma das bases químicas específicas da molécula de DNA e ausente na molécula de RNA é a timina (T). As outras bases presentes no DNA são adenina (A), citosina (C) e guanina (G).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4. (UEL - ADAPTADA) Leia o texto a seguir. Pesquisadores discutem ganhos e riscos da alteração do DNA humano CRISPR (sigla em inglês para repetições palindrômicas curtas interespaçadas regularmente e agrupadas): ocorre quando uma bactéria é atacada por um vírus e sobrevive, ela guarda pequenos trechos do código genético dele para identificá-lo. Caso haja um novo ataque do vírus, a bactéria libera uma proteína chamada “Cas”, que corta o DNA do invasor como uma tesoura. Essa combinação (CRISPR para identificação e Cas para ataque) pode ser usada para cortar qualquer molécula de DNA, não só as de vírus. Pesquisadores do MIT e de Harvard perceberam isso, e tiveram a ideia de usar o método para editar DNA humano – cortando fora mutações indesejáveis e trocando por substitutos saudáveis. A técnica é qualificada como “poderosíssima” por Oswaldo Keith Okamoto, docente do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP. “Você pode modificar o genoma de uma célula, como um embrião, e colocá-la no útero de um animal, para gerar outro animal geneticamente modificado com aquela mutação ou com a correção da mutação. Isso já foi feito, por exemplo, em um roedor, gerando uma descendência com o gene corrigido”, explica. No teste, foi corrigido um gene responsável pela cegueira em ratos, mas, com a correção, vieram mais de 1,5 mil mutações acidentais em nucleotídeos únicos e 100 exclusões ou inserções de maior porte, envolvendo trechos com mais de uma letra, já que existe a possibilidade de que a técnica CRISPR/Cas acabe atacando sem querer outros trechos de DNA. (Adaptado de: HEBMÜLLER, P. Jornal da USP. Publicado em Ciências, USP Online. Destaque por Redação em: 24 abr. 2015. Disponível em: . Bruno Vaiano, Revista Superinteressante. 1 jun. 2017.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, suponha que o gene envolvido na cegueira em ratos seja constituído de 1000 pares de base (pb). Destes 1000 pb, 200 correspondem à Adenina. Qual a quantidade de cada uma das bases nitrogenadas nesse gene? Justifique sua resposta apresentando os cálculos realizados na resolução deste item.

Mais conteúdos dessa disciplina