Buscar

Embora existam algumas exceções notáveis, um princípio fundamental da farmacologia é que os medicamentos devem interagir com um alvo molecular para...

Embora existam algumas exceções notáveis, um princípio fundamental da farmacologia é que os medicamentos devem interagir com um alvo molecular para exercer um efeito. A interação de drogas com alvos moleculares é o evento inicial em um processo de várias etapas que, em última análise, altera a função do tecido. A respeito dos princípios gerais aplicados à farmacodinâmica, analise as afirmativas a seguir:

I- A farmacodinâmica estuda as interações que ocorrem entre moléculas com potencial farmacológico e seus possíveis alvos.
II- Quanto maior a fração biodisponível de um fármaco no organismo após sua absorção, maior será a probabilidade que a atividade farmacológica ocorra.
III- A constante de dissociação também pode ser definida como a concentração de fármaco em que 50% dos receptores disponíveis encontram-se ocupados.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) Somente a afirmativa II está correta.

Essa pergunta também está no material:

prova 3 farma
3 pág.

Farmacologia I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) As afirmativas I, II e III estão corretas." Justificativa: I- A farmacodinâmica estuda as interações que ocorrem entre moléculas com potencial farmacológico e seus possíveis alvos. Essa afirmativa está correta, pois a farmacodinâmica é a área da farmacologia que estuda os efeitos dos medicamentos no organismo, incluindo as interações entre as moléculas dos medicamentos e seus alvos moleculares. II- Quanto maior a fração biodisponível de um fármaco no organismo após sua absorção, maior será a probabilidade que a atividade farmacológica ocorra. Essa afirmativa também está correta, pois a biodisponibilidade é a fração da dose administrada de um medicamento que atinge a circulação sistêmica e está disponível para produzir efeitos farmacológicos. III- A constante de dissociação também pode ser definida como a concentração de fármaco em que 50% dos receptores disponíveis encontram-se ocupados. Essa afirmativa está correta, pois a constante de dissociação é uma medida da afinidade entre um medicamento e seu alvo molecular, e a concentração de fármaco em que 50% dos receptores estão ocupados é uma forma de expressar essa afinidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais