Buscar

Segundo o Instituto Mineiro de Endocrinologia, embora o Brasil seja um país com abundância de dias ensolarados, diversos fatores têm dificultado a ...

Segundo o Instituto Mineiro de Endocrinologia, embora o Brasil seja um país com abundância de dias ensolarados, diversos fatores têm dificultado a exposição ao sol dos seres humanos, tais como o estilo de vida moderno nas grandes cidades, o sedentarismo, o receio de danos à pele e o uso de protetor solar. Esses fatores têm causado um problema generalizado de deficiência de vitamina D na população.
a) Por que o receio dos danos do sol à pele e o uso do protetor solar podem ter relação com a deficiência de vitamina D na população?
b) Por que é importante que crianças em fase de crescimento tomem sol regularmente?
c) O que são vitaminas lipossolúveis?

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 1 - Ciências da Natureza-160-162
3 pág.

Enem Ifma Campus CodoIfma Campus Codo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O receio dos danos do sol à pele e o uso do protetor solar podem ter relação com a deficiência de vitamina D na população, pois a exposição solar é a principal fonte de produção de vitamina D no organismo humano. Quando a pele é exposta ao sol, os raios ultravioleta B (UVB) são absorvidos e transformados em vitamina D3, que é posteriormente convertida em sua forma ativa no fígado e nos rins. O uso de protetor solar com fator de proteção elevado pode reduzir significativamente a produção de vitamina D3 na pele. b) É importante que crianças em fase de crescimento tomem sol regularmente, pois a vitamina D é essencial para a absorção de cálcio e para a formação e manutenção dos ossos. A deficiência de vitamina D pode levar a problemas de saúde como raquitismo em crianças e osteoporose em adultos. c) Vitaminas lipossolúveis são vitaminas que se dissolvem em gorduras e óleos, e são armazenadas no tecido adiposo do corpo. As vitaminas lipossolúveis incluem a vitamina A, D, E e K. A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que é produzida na pele quando exposta à luz solar e é essencial para a absorção de cálcio e para a formação e manutenção dos ossos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais