Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
4. (FUVEST) Combustíveis fósseis, como o diesel, contém em sua composição uma fração de enxo- fre. Durante o processo de combustão, o enxofre é convertido em SO2, tornando-se um poluente am- biental. Em postos de combustível, normalmente são comercializados dois tipos de diesel, o Diesel S10 e o Diesel S500. O primeiro contém 10 ppm de enxofre, e o segundo, 500 ppm de enxofre. Considere que na combustão do diesel, todo en- xofre seja convertido em SO2, conforme reação a seguir: S(s) + O2(g) → SO2(g) Nesse caso, a diferença de massa de SO2 emitido para a atmosfera por kg de diesel quando cada um dos dois tipos é queimado é de Note e adote: Massas molares (g/mol): O = 16; S = 32. 1 ppm de enxofre equivale a 1 mg de enxofre por kg de diesel a) 245mg/kg. b) 490mg/kg. c) 980mg/kg. d) 1960mg/kg. e) 3920mg/kg.

a) 245mg/kg.
b) 490mg/kg.
c) 980mg/kg.
d) 1960mg/kg.
e) 3920mg/kg.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular a diferença de massa de SO2 emitido para a atmosfera por kg de diesel quando cada um dos dois tipos é queimado, precisamos primeiro calcular a massa de SO2 produzida por kg de diesel queimado. Para o Diesel S10, temos que a massa de enxofre presente é de 10 ppm, ou seja, 10 mg de enxofre por kg de diesel. Utilizando a equação fornecida, temos que a massa molar do SO2 é de 64 g/mol (32 g/mol para o enxofre e 32 g/mol para o oxigênio). Portanto, a massa de SO2 produzida por kg de Diesel S10 queimado é: 10 mg de enxofre/kg de diesel x 1 g/1000 mg x 1 mol de SO2/32 g x 64 g/mol = 0,02 mol de SO2/kg de diesel Para o Diesel S500, temos que a massa de enxofre presente é de 500 ppm, ou seja, 500 mg de enxofre por kg de diesel. Utilizando a mesma equação, temos que a massa de SO2 produzida por kg de Diesel S500 queimado é: 500 mg de enxofre/kg de diesel x 1 g/1000 mg x 1 mol de SO2/32 g x 64 g/mol = 10 mol de SO2/kg de diesel A diferença de massa de SO2 emitido para a atmosfera por kg de diesel quando cada um dos dois tipos é queimado é a diferença entre as massas de SO2 produzidas por kg de diesel queimado: 10 mol de SO2/kg de diesel - 0,02 mol de SO2/kg de diesel = 9,98 mol de SO2/kg de diesel Para transformar essa quantidade em mg/kg, basta multiplicar por 64 g/mol (massa molar do SO2) e por 1000 mg/g: 9,98 mol de SO2/kg de diesel x 64 g/mol x 1000 mg/g = 639,68 mg/kg Portanto, a alternativa correta é a letra E) 3920mg/kg.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4. (UNICAMP 2019) Dois estudantes, de massa cor- poral em torno de 75 kg, da Universidade de Nor- thumbria, no Reino Unido, quase morreram ao par- ticipar de um experimento científico no qual seriam submetidos a determinada dose de cafeína e a um teste físico posterior. Por um erro técnico, ambos re- ceberam uma dose de cafeína 100 vezes maior que a dose planejada. A dose planejada era de 0,3 g de cafeína, equivalente a três xícaras de café. Sabe-se que a União Europeia, onde o teste ocorreu, classifica a toxicidade de uma dada substância conforme tabela a seguir. Categoria DL50 ( mg kg de massa corporal) Muito tóxica Menor que 25 Tóxica De 25 a 200 Nociva De 200 a 2.000 Considerando que a DL50 - dose necessária de uma dada substância para matar 50% de uma população – da cafeína é de 192 mg kg no teste realizado a dose aplicada foi cerca de a) 100 vezes maior que a DL50 da cafeína, substância que deve ser classificada como nociva. b) duas vezes maior que a DL50 da cafeína, substância que deve ser classificada como tóxica. c) 100 vezes maior que a DL50 da cafeína, substância que deve ser classificada como tóxica. d) duas vezes maior que a DL50 da cafeína, substância que deve ser classificada como nociva.

a) 100 vezes maior que a DL50 da cafeína, substância que deve ser classificada como nociva.
b) duas vezes maior que a DL50 da cafeína, substância que deve ser classificada como tóxica.
c) 100 vezes maior que a DL50 da cafeína, substância que deve ser classificada como tóxica.
d) duas vezes maior que a DL50 da cafeína, substância que deve ser classificada como nociva.

6. (FUVEST 2021) Após os desastres nucleares em Hiroshima, Fukushima e Chernobyl, girassóis fo- ram plantados ao longo da região afetada para que estes absorvessem elementos tóxicos do solo, in- cluindo isótopos radioativos. Essa técnica é cha- mada de fitorremediação. Os resultados de um estudo realizado para avaliar a capacidade do girassol de absorver urânio do solo são mostrados na figura a seguir, que apresenta a massa total de urânio absorvida do solo por quilo- grama de girassol (raízes e brotos), em função do tempo desde o plantio. A concentração inicial de U no solo era de 240 dos quais 1% correspondia ao 234U. a) Com base na figura, em qual semana após o plantio os girassóis (raízes e brotos) deveriam ser colhidos para que a maior massa de urânio fosse retirada do ambiente de uma única vez? b) É correto afirmar que os isótopos radioativos de urânio do solo contaminado, quando absorvi- dos pelos girassóis, deixam de ser radioativos, de forma que os girassóis possam ser comercia- g lizados com segurança? Justifique com base no tempo de meia-vida. c) Se a colheita for realizada na segunda semana após o plantio, quantos quilogramas de giras- sol (raízes e brotos) precisarão ser retirados de cada tonelada de solo para que a concentração do 234U no solo seja reduzida para 0,6 mg kg ? Note e adote: Considere que não ocorreu separação isotópica na absorção do urânio pelas raízes e brotos, ou seja, o percentual de 234U nesse material também é de 1%. Meia vida do 234U = 240.000 anos.

a) Com base na figura, em qual semana após o plantio os girassóis (raízes e brotos) deveriam ser colhidos para que a maior massa de urânio fosse retirada do ambiente de uma única vez?
b) É correto afirmar que os isótopos radioativos de urânio do solo contaminado, quando absorvi- dos pelos girassóis, deixam de ser radioativos, de forma que os girassóis possam ser comercia- g lizados com segurança? Justifique com base no tempo de meia-vida.
c) Se a colheita for realizada na segunda semana após o plantio, quantos quilogramas de giras- sol (raízes e brotos) precisarão ser retirados de cada tonelada de solo para que a concentração do 234U no solo seja reduzida para 0,6 mg kg ?

Mais conteúdos dessa disciplina