Buscar

Em repouso, um urso, um pato e um jacaré, todos adultos, aquecem seus corpos ao sol, ao lado de um lago que possui temperatura constante. Os três, ...

Em repouso, um urso, um pato e um jacaré, todos adultos, aquecem seus corpos ao sol, ao lado de um lago que possui temperatura constante. Os três, ao atingirem uma mesma determinada temperatura corporal de X graus Celsius, entram na água do lago, cuja temperatura é inferior à temperatura do ar e à temperatura corporal deles. Com base no exposto, e em conhecimentos correlatos, assinale o que for correto.
01) Ao entrarem na água o calor sensível é igual nos três organismos, visto que a temperatura corporal deles é a mesma.
02) Enquanto repousam ao sol os três organismos possuem o mesmo calor sensível.
04) A capacidade térmica dos três organismos, no momento em que atingem a temperatura corporal de X graus Celsius, é diferente.
08) Ao entrarem na água a perda de calor será igual nos três organismos, visto que esses animais têm a mesma temperatura corporal.
16) Ao entrarem na água haverá diminuição do fluxo de calor dos organismos para o meio ambiente.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 3 - Ciências da Natureza-403-405
3 pág.

Enem Colégio Dom BoscoColégio Dom Bosco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As alternativas corretas são: 02) Enquanto repousam ao sol os três organismos possuem o mesmo calor sensível. 04) A capacidade térmica dos três organismos, no momento em que atingem a temperatura corporal de X graus Celsius, é diferente. 16) Ao entrarem na água haverá diminuição do fluxo de calor dos organismos para o meio ambiente. Explicação: A alternativa 01 está incorreta, pois a quantidade de calor sensível é diferente em cada organismo, pois eles possuem massas diferentes e, portanto, capacidades térmicas diferentes. A alternativa 02 está correta, pois ao repousarem ao sol, os três organismos estão expostos à mesma fonte de calor, portanto, possuem o mesmo calor sensível. A alternativa 04 está correta, pois a capacidade térmica é uma propriedade física que depende da massa e do material do qual o objeto é feito. Como os três organismos possuem massas e materiais diferentes, suas capacidades térmicas são diferentes. A alternativa 08 está incorreta, pois a perda de calor depende da diferença de temperatura entre o organismo e o meio ambiente, e não da temperatura corporal do organismo. A alternativa 16 está correta, pois ao entrarem na água, os organismos estarão em contato com um meio com temperatura inferior à sua temperatura corporal, o que diminuirá o fluxo de calor dos organismos para o meio ambiente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais