Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os mecanismos de reprodução humana, é correto afirmar que:
a) epidídimo, próstata e canal deferente são componentes do sistema genital feminino.
b) o processo de liberação do óvulo pelo ovário chama-se fecundação.
c) gêmeos idênticos ou univitelinos são gerados quando um óvulo é fecundado por 2 espermatozoides diferentes.
d) gêmeos bivitelinos podem tanto ser do mesmo sexo quanto de sexos diferentes.
e) tanto a produção de óvulos quanto a de espermatozoides iniciam-se no período da puberdade.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: a) epidídimo, próstata e canal deferente são componentes do sistema genital feminino. - Incorreto, pois esses componentes pertencem ao sistema genital masculino. b) o processo de liberação do óvulo pelo ovário chama-se fecundação. - Incorreto, a liberação do óvulo é chamada de ovulação, e a fecundação é o processo de união do óvulo com o espermatozoide. c) gêmeos idênticos ou univitelinos são gerados quando um óvulo é fecundado por 2 espermatozoides diferentes. - Incorreto, gêmeos idênticos se formam a partir de um único óvulo fecundado por um único espermatozoide que se divide. d) gêmeos bivitelinos podem tanto ser do mesmo sexo quanto de sexos diferentes. - Correto, gêmeos bivitelinos se originam de dois óvulos diferentes fecundados por dois espermatozoides diferentes, podendo ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes. e) tanto a produção de óvulos quanto a de espermatozoides iniciam-se no período da puberdade. - Incorreto, a produção de óvulos começa antes da puberdade, enquanto a produção de espermatozoides inicia-se na puberdade. Portanto, a alternativa correta é: d) gêmeos bivitelinos podem tanto ser do mesmo sexo quanto de sexos diferentes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "d) gêmeos bivitelinos podem tanto ser do mesmo sexo quanto de sexos diferentes." Os gêmeos bivitelinos, também conhecidos como fraternos, são gerados a partir da fecundação de dois óvulos diferentes por dois espermatozoides diferentes. Por isso, eles podem ter características físicas diferentes e serem do mesmo sexo ou de sexos diferentes. Já os gêmeos univitelinos, também conhecidos como idênticos, são gerados a partir da fecundação de um único óvulo por um único espermatozoide e, por isso, são sempre do mesmo sexo e têm características físicas muito semelhantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nos conhecimentos sobre a ovulogênese e a fecundação, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) A fecundação ou fertilização é o resultado da fusão entre o óvulo de fase I e o espermatozoide de fase II, com formação de um ovócito diploide. ( ) A penetração do espermatozoide induz o gameta feminino, estacionado em fase de ovócito II, a completar a segunda divisão meiótica, formando o óvulo propriamente dito. ( ) Durante a penetração do espermatozoide no ovócito I, os cromossomos masculino e feminino sofrem meiose, e, em seguida, ocorre a primeira divisão mitótica do zigoto. ( ) A cariogamia refere-se à fusão dos conteúdos citoplasmáticos parentais, sendo considerada o ponto alto da fecundação, pois marca a formação do zigóteno, a primeira célula de um novo ser. ( ) Na anáfase da primeira mitose do zigoto, os cromossomos materno e paterno duplicados ligam-se ao fuso e inicia-se a separação das cromátides-irmãs para os polos opostos da célula. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, F, V, F, V.
b) V, F, F, V, F.
c) F, V, V, F, F.
d) F, V, F, F, V.
e) F, F, V, V, V.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmacoes abaixo, referentes à gametogênese em humanos.
Em homens e em mulheres, a gametogênese tem início na puberdade.
Em homens, a gametogênese ocorre nos túbulos seminíferos.
Em mulheres, a gametogênese produz quatro células haploides funcionais por mês.
Em homens e em mulheres, o hormônio folículo estimulante atua na maturação dos gametas.
a) V – V – F – F.
b) V – F – V – F.
c) V – F – F – V.
d) F – V – V – F.
e) F – V – F – V.

A reprodução em animais do sexo masculino envolve uma série de divisões celulares, que produzem espermatócitos primários e secundários como etapas intermediárias para a produção dos gametas masculinos. Considere um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos em suas células somáticas. Nesse caso, seus espermatócitos primários e seus espermatócitos secundários devem conter, respectivamente, os seguintes números de cromossomos:

a) 28 - 14
b) 14 - 28
c) 28 - 28
d) 14 - 14

Considerando os conhecimentos sobre a formação das células sexuais e a reprodução humana, é correto afirmar: a) O espermatozoide, ao entrar no ovócito secundário, transforma-se em espermatócito I. b) O corpúsculo polar II origina o ovócito secundário, utilizado na inseminação artificial. c) A duplicação do núcleo do ovócito secundário e do núcleo do espermatozoide ocorre após a fecundação e antes da fusão dessas células. d) A inseminação artificial pode ser realizada com êxito, mesmo em mulheres que não possuem o útero. e) Os ovócitos primários, sob a ação do hormônio estimulante de folículo (FSH), darão origem aos ovócitos secundários.
a) O espermatozoide, ao entrar no ovócito secundário, transforma-se em espermatócito I.
b) O corpúsculo polar II origina o ovócito secundário, utilizado na inseminação artificial.
c) A duplicação do núcleo do ovócito secundário e do núcleo do espermatozoide ocorre após a fecundação e antes da fusão dessas células.
d) A inseminação artificial pode ser realizada com êxito, mesmo em mulheres que não possuem o útero.
e) Os ovócitos primários, sob a ação do hormônio estimulante de folículo (FSH), darão origem aos ovócitos secundários.

Mais conteúdos dessa disciplina