Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Explique por que o raio atômico do elemento cálcio é menor do que o raio atômico do elemento bário. O elemento bário pode ser encontrado na forma do íon Ba2+. Determine quantos prótons e quantos elétrons o íon Ba2+ possui. Entre os íons Ca2+, Cℓ− e Se2−, indique o(s) íon(s) isoeletrônico(s).

a) Como o raio do cátion é menor do que o raio do átomo, devido a perda de elétrons:
K > K+
Logo, o raio do átomo de potássio (K) > 138pm.
Como o raio do ânion é maior do que o raio do átomo, devido ao ganho de elétrons:
Cℓ < Cℓ
Logo, raio do átomo de cloro (Cℓ) < 181 pm.
b) H2O2 H2O + 1/2O2
1 mol ---------------- 0,5 mol
10 mol ---------------- x
x = 5 mols de moléculas de oxigênio
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O raio atômico do cálcio é menor do que o raio atômico do bário porque o cálcio tem menos camadas eletrônicas do que o bário. Como ambos os elementos estão no mesmo período, o bário tem mais prótons do que o cálcio, o que significa que o bário tem uma carga nuclear maior. Isso atrai mais fortemente os elétrons, fazendo com que o raio atômico do bário seja menor do que o raio atômico do cálcio. O íon Ba2+ possui 56 prótons e 54 elétrons. Os íons isoeletrônicos são aqueles que possuem o mesmo número de elétrons. Entre os íons Ca2+, Cl- e Se2-, o íon isoeletrônico do íon Cl- é o íon Ca2+.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir das considerações sobre a tabela periódica dos elementos químicos e com base nas informações da tabela que representa as propriedades dos elementos químicos do grupo 16, escreva uma justificativa que fundamente a tendência nas variações dos raios atômicos e dos primeiros potenciais de ionização e justifique o aumento do valor do raio do ânion em relação ao do raio atômico dos elementos químicos do grupo 16; estabeleça uma relação matemática de ordem (=, < ou >) entre os valores do raio atômico do polônio e do raio atômico do telúrio e, também, entre os valores dos primeiros potenciais de ionização desses elementos químicos.
A relação matemática de ordem entre os valores do raio atômico do polônio e do raio atômico do telúrio é > (aumenta) (pois tem uma camada a mais) 190 pm (tabela IUPAC) < (diminui) (devido ao aumento do raio atômico e diminuição da atração nuclear) 812,1 kJ/mol (tabela IUPAC)

Mais conteúdos dessa disciplina