Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
Considere um heredograma que apresenta uma característica autossômica, em que dois indivíduos com determinado fenótipo geraram um filho com um fenótipo diferente. Nesse contexto, afirma-se corretamente que o(s)
a) pais são heterozigotos.
b) pais são homozigotos recessivos.
c) filho é heterozigoto.
d) pais são homozigotos dominantes.
e) filho é homozigoto dominante.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para resolver essa questão, precisamos entender como a herança autossômica funciona. Quando dois indivíduos com um determinado fenótipo geram um filho com um fenótipo diferente, isso sugere que os pais não possuem o mesmo genótipo. Vamos analisar as alternativas: a) pais são heterozigotos. - Essa é uma possibilidade, pois se ambos os pais forem heterozigotos, eles podem gerar um filho com um fenótipo diferente. b) pais são homozigotos recessivos. - Se ambos fossem homozigotos recessivos, todos os filhos teriam o mesmo fenótipo recessivo, o que não se encaixa na situação. c) filho é heterozigoto. - Isso também é uma possibilidade, mas não é a única explicação para o fenótipo diferente. d) pais são homozigotos dominantes. - Se ambos fossem homozigotos dominantes, todos os filhos teriam o mesmo fenótipo dominante, o que não se encaixa na situação. e) filho é homozigoto dominante. - Isso não explica a diferença de fenótipo, pois um filho homozigoto dominante não poderia ter um fenótipo diferente dos pais. Diante disso, a alternativa mais correta é: a) pais são heterozigotos. Isso permite a possibilidade de um filho com um fenótipo diferente, já que os pais podem transmitir alelos diferentes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Se dois indivíduos com determinado fenótipo geraram um filho com um fenótipo diferente em um heredograma que apresenta uma característica autossômica, podemos afirmar que os pais são heterozigotos. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cientistas desvendaram o mecanismo causador da síndrome de Pitt-Hopkins, uma disfunção neuropsiquiátrica que tem características do transtorno do espectro autista. A síndrome de Pitt-Hopkins tem como origem uma mutação no gene TCF4 e causa déficit cognitivo, atraso motor profundo, ausência de fala funcional e anormalidades respiratórias. O genoma humano tem duas cópias de cada gene. A síndrome de Pitt-Hopkins ocorre quando uma das cópias do TCF4 não funciona. Os cientistas buscam alternativas para inserir uma terceira cópia ou fazer com que a única cópia funcional expresse mais proteína para compensar a cópia defeituosa. Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos, é correto afirmar que a síndrome é causada em
a) heterozigose, quando um dos alelos do gene TCF4 não produz proteína funcional devido às alterações de bases nitrogenadas que modificam a proteína traduzida.
b) homozigose, quando os dois alelos do gene TCF4 não produzem proteína funcional devido à mutação da cromatina que modifica a proteína traduzida.
c) heterozigose, quando uma das cromátides do gene TCF4 não produz proteína funcional devido à mutação da cromatina que modifica a proteína traduzida.
d) homozigose, quando as duas cromátides do gene TCF4 não produzem proteína funcional devido às alterações das bases nitrogenadas que modificam a proteína traduzida.

Mais conteúdos dessa disciplina