Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
Mendel realizou vários experimentos com diferentes espécies de plantas de jardim, e até mesmo, com abelhas, mas o sucesso de suas tentativas se deu com ervilhas. Em um dos experimentos, Mendel cruzou plantas altas e baixas, no intuito de investigar como sua altura era herdada. Nestes cruzamentos, observou que se geram plantas híbridas altas, enquanto as baixas são perdidas. Num outro experimento, Mendel permitiu a essas plantas híbridas a autofertilização, constatando que a autofertilização de plantas híbridas gera uma proporção de três altas para uma baixa. A partir desses resultados Mendel deduziu que I. estas plantas híbridas apresentavam um fator genético latente para planta anã, que foi mascarado pela expressão de outro fator para planta alta. II. cada uma das espécies usadas em seu experimento levava uma cópia diferente de um gene, conhecido atualmente como gene haploide e heterozigoto. III. cada característica estudada parecia ser controlada por um fator herdável que existia de duas formas, uma dominante e outra recessiva. É CORRETO apenas o que se afirma em

a) II.
b) III.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Estas plantas híbridas apresentavam um fator genético latente para planta anã, que foi mascarado pela expressão de outro fator para planta alta. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois reflete a ideia de que a planta alta (dominante) esconde a presença do fator para a planta anã (recessivo). II. Cada uma das espécies usadas em seu experimento levava uma cópia diferente de um gene, conhecido atualmente como gene haploide e heterozigoto. Falso, a terminologia está incorreta. O termo "haploide" refere-se a células que possuem um único conjunto de cromossomos, enquanto "heterozigoto" refere-se a um organismo que possui duas cópias diferentes de um gene (um dominante e um recessivo). Mendel estava lidando com organismos diploides, que têm duas cópias de cada gene. III. Cada característica estudada parecia ser controlada por um fator herdável que existia de duas formas, uma dominante e outra recessiva. Verdadeiro, essa afirmação está correta e é um dos princípios fundamentais da genética mendeliana. Com base nas análises, as afirmações corretas são I e III. Portanto, a alternativa correta é: d) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra d) I e III. Mendel deduziu que as plantas híbridas apresentavam um fator genético latente para planta anã, que foi mascarado pela expressão de outro fator para planta alta, o que corresponde à alternativa I. Além disso, cada característica estudada parecia ser controlada por um fator herdável que existia de duas formas, uma dominante e outra recessiva, o que corresponde à alternativa III. Portanto, a resposta correta é a alternativa d) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cientistas desvendaram o mecanismo causador da síndrome de Pitt-Hopkins, uma disfunção neuropsiquiátrica que tem características do transtorno do espectro autista. A síndrome de Pitt-Hopkins tem como origem uma mutação no gene TCF4 e causa déficit cognitivo, atraso motor profundo, ausência de fala funcional e anormalidades respiratórias. O genoma humano tem duas cópias de cada gene. A síndrome de Pitt-Hopkins ocorre quando uma das cópias do TCF4 não funciona. Os cientistas buscam alternativas para inserir uma terceira cópia ou fazer com que a única cópia funcional expresse mais proteína para compensar a cópia defeituosa. Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos, é correto afirmar que a síndrome é causada em
a) heterozigose, quando um dos alelos do gene TCF4 não produz proteína funcional devido às alterações de bases nitrogenadas que modificam a proteína traduzida.
b) homozigose, quando os dois alelos do gene TCF4 não produzem proteína funcional devido à mutação da cromatina que modifica a proteína traduzida.
c) heterozigose, quando uma das cromátides do gene TCF4 não produz proteína funcional devido à mutação da cromatina que modifica a proteína traduzida.
d) homozigose, quando as duas cromátides do gene TCF4 não produzem proteína funcional devido às alterações das bases nitrogenadas que modificam a proteína traduzida.

Mais conteúdos dessa disciplina