Buscar

Conforme o pensamento teórico dos últimos anos, existem dois modos de concretizar a punição ao agente infrator: a justiça retributiva e a restaurat...

Conforme o pensamento teórico dos últimos anos, existem dois modos de concretizar a punição ao agente infrator: a justiça retributiva e a restaurativa. No entanto, a justiça criminal não é descentralizada politicamente, pois, se o fosse, haveria a legitimação, ao menos tácita, da “justiça com as próprias mãos”. Nesse sentido, o Estado avoca para si a criação do ordenamento jurídico, regulando seu desenvolvimento e aplicação. Assim, quando há a infração, surge, para o Estado, o poder-dever de punir (jus puniendi), isto é, de sancionar determinado indivíduo. 


Diante deste cenário, analise as afirmativas abaixo:

I. Apesar de ser mais efetiva para resolver questões de interesse econômico, a justiça restaurativa também pode contribuir para uma conscientização do agente do fato, extrapolando o mero vínculo em relação à vítima e se estendendo para o trato do agente com toda a sociedade.

II. Observa-se que a justiça reparativa analisa o crime como uma violação, exclusivamente, da lei, retirando o conteúdo humano, ou seja, as condições intersubjetivas presentes entre o transgressor, a vítima e a sociedade.

III. A Justiça restaurativa busca uma pacificação das relações sociais mais efetiva do que aquela alcançada por meio de uma decisão judicial, isto é, imposta por um terceiro alheio ao fato.

IV. A Justiça restaurativa é incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça por meio do Protocolo de Cooperação para a difusão da Justiça Restaurativa, firmado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).


Assinale a alternativa correta:



Escolha uma opção:

a. Apenas II e III estão corretas.

b. Apenas I e II estão corretas.

c. Todas as alternativas estão corretas.

d. Apenas I, II e IV estão corretas.

e. Apenas I, III e IV estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "e) Apenas I, III e IV estão corretas". Justificativa: I. Apesar de ser mais efetiva para resolver questões de interesse econômico, a justiça restaurativa também pode contribuir para uma conscientização do agente do fato, extrapolando o mero vínculo em relação à vítima e se estendendo para o trato do agente com toda a sociedade. (Correta) II. Observa-se que a justiça reparativa analisa o crime como uma violação, exclusivamente, da lei, retirando o conteúdo humano, ou seja, as condições intersubjetivas presentes entre o transgressor, a vítima e a sociedade. (Incorreta) III. A Justiça restaurativa busca uma pacificação das relações sociais mais efetiva do que aquela alcançada por meio de uma decisão judicial, isto é, imposta por um terceiro alheio ao fato. (Correta) IV. A Justiça restaurativa é incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça por meio do Protocolo de Cooperação para a difusão da Justiça Restaurativa, firmado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). (Correta)

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais