Buscar

Conforme o pensamento teórico dos últimos anos, existem dois modos de concretizar a punição ao agente infrator: a justiça retributiva e a restaurat...

Conforme o pensamento teórico dos últimos anos, existem dois modos de concretizar a punição ao agente infrator: a justiça retributiva e a restaurativa. No entanto, a justiça criminal não é descentralizada politicamente, pois, se o fosse, haveria a legitimação, ao menos tácita, da “justiça com as próprias mãos”. 


Analise e classifique as afirmativas abaixo com “V” para verdadeiro e “F” para falso:



( ) O cidadão avoca para si a criação do ordenamento jurídico, regulando seu desenvolvimento e aplicação. Assim, quando há a infração, surge, para o Estado, o poder-dever de punir (jus puniendi), isto é, de sancionar determinado indivíduo.


( ) A justiça unicamente retributiva não contribui para a ressocialização do réu, tampouco restaura a situação jurídica da vítima ao estágio em que se encontrava antes de sofrer com a prática do crime.


( ) O paradigma restaurativo, que também pode ser denominado “justiça retributiva” tem como objetivo a punição do infrator, sendo irrelevante o efeito de retribuir o mal do crime com o mal da pena.


( ) A Justiça restaurativa é incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça por meio do Protocolo de Cooperação para a difusão da Justiça Restaurativa, firmado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).


Assinale a alternativa correta:



Escolha uma opção:

a. V, F, V, F.

b. F, V, F, V.

c. F, F, V, V.

d. V, V, F, F.

e. V, V, V, V.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b": F, V, F, V. Justiça retributiva é aquela que tem como objetivo punir o infrator, sem se preocupar com a ressocialização do réu ou a restauração da situação jurídica da vítima. Já a justiça restaurativa tem como objetivo a restauração da situação jurídica da vítima e a ressocialização do réu, sendo irrelevante o efeito de retribuir o mal do crime com o mal da pena. A primeira afirmativa é falsa, pois o cidadão não avoca para si a criação do ordenamento jurídico, mas sim o Estado. A segunda afirmativa é verdadeira, pois a justiça unicamente retributiva não contribui para a ressocialização do réu, tampouco restaura a situação jurídica da vítima ao estágio em que se encontrava antes de sofrer com a prática do crime. A terceira afirmativa é falsa, pois o paradigma restaurativo não pode ser denominado "justiça retributiva", já que a justiça retributiva é justamente o oposto da justiça restaurativa. A quarta afirmativa é verdadeira, pois a Justiça restaurativa é incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça por meio do Protocolo de Cooperação para a difusão da Justiça Restaurativa, firmado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais