Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Sendo dados os potenciais de eletrodo a seguir: Mg2 + + 2e- → Mg° E° = –2,37 volts Cr3 + + 3e- → Cr° E° = – 0,74 volt Em uma pilha formada por eletrodos desses metais, pode-se afirmar que:
a) o eletrodo de magnésio sofrerá corrosão e será o polo negativo.
b) os elétrons são cedidos ao magnésio pelo crômio.
c) o crômio metálico sofrerá oxidação.
d) o eletrodo de magnésio será o cátodo.
e) a ddp da pilha será de 3,11 volts.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a letra d) o eletrodo de magnésio será o cátodo. Isso ocorre porque o potencial padrão de redução do magnésio é mais negativo do que o do crômio. Portanto, o magnésio é o agente redutor e sofrerá oxidação, enquanto o crômio é o agente oxidante e sofrerá redução. Assim, o eletrodo de magnésio será o cátodo, onde ocorrerá a redução, e o eletrodo de crômio será o ânodo, onde ocorrerá a oxidação. A ddp da pilha será a diferença entre os potenciais dos eletrodos, ou seja, 1,63 volts (2,37 - (-0,74) = 1,63).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Grupos de pesquisa em todo o mundo vêm buscando soluções inovadoras, visando à produção de dispositivos para a geração de energia elétrica. Dentre eles, pode-se destacar as baterias de zinco-ar, que combinam o oxigênio atmosférico e o metal zinco em um eletrólito aquoso de caráter alcalino. O esquema de funcionamento da bateria zinco-ar está apresentado na figura. No funcionamento da bateria, a espécie química formada no ânodo é a) H2 (g) b) O2 (g) c) H2O (l) d) OH− (aq) e) Zn(OH)4 2- (aq)

Objetos de prata escurecidos (devido principalmente à formação de Ag2S) podem ser limpos eletroquimicamente, sem perda da prata, mergulhando-os em um recipiente de alumínio contendo solução quente de bicarbonato de sódio. Neste processo, a prata em contato com o Ag2S atua como catodo e o alumínio como anodo de uma pilha. A semirreação que ocorre no catodo pode ser representada por:

Mais conteúdos dessa disciplina