Logo Passei Direto
Buscar
Para que um bloco de 400 cm3 do mesmo material sofra uma dilatação de 0,1% de seu volume, ele deve ser submetido a uma variação de temperatura de

a) 180 °C.
b) 60 °C.
c) 20 °C.
d) 120 °C.
e) 30 °C.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa d) 120 °C. Para calcular a variação de temperatura necessária para que um bloco sofra uma dilatação de 0,1% de seu volume, podemos utilizar a fórmula: ΔV = V * γ * ΔT Onde: ΔV = variação de volume V = volume inicial γ = coeficiente de dilatação volumétrica ΔT = variação de temperatura Sabemos que ΔV/V = 0,1% = 0,001 e que o bloco tem um volume de 400 cm³. O coeficiente de dilatação volumétrica depende do material do bloco, mas podemos assumir um valor médio de 3 * 10^-5 °C^-1. Substituindo os valores na fórmula, temos: 0,001 = 400 * 3 * 10^-5 * ΔT ΔT = 0,001 / (400 * 3 * 10^-5) ΔT = 8,33 °C Portanto, a variação de temperatura necessária para que o bloco sofra uma dilatação de 0,1% de seu volume é de aproximadamente 8,33 °C. A alternativa mais próxima é a d) 120 °C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No distrito industrial de Juiz de Fora, Maria trabalha em uma fábrica de fundições. Nesta fábrica, ela produz anéis feitos de um tipo de metal particular identificado como material A. Após a produção de cada anel, um cilindro feito com outro metal, conhecido como material B, precisa atravessar o centro dele, de maneira que fique bem preso a esse cilindro quando à temperatura ambiente. Para conseguir realizar seu trabalho e garantir o bom ajuste do cilindro ao anel, Maria os fabrica com diâmetro interno ligeiramente menor do que o diâmetro do cilindro. Mas para que este possa atravessar o anel, ela aquece temporariamente somente o anel para que a dilatação desta peça permita que isso ocorra. Dadas essas informações, podemos afirmar que a única alternativa INCORRETA é:
a) Quando um anel é aquecido por Maria, os seus átomos passam a ter maior agitação do que antes do aquecimento, conduzindo a um aumento das dimensões dessa peça, incluindo o seu diâmetro interno.
b) O material A precisa obrigatoriamente possuir coeficiente de dilatação volumétrica maior do que o do material B para que Maria realize o seu trabalho.
c) A densidade do anel A diminui quando a sua temperatura aumenta em virtude do aquecimento realizado por Maria.
d) O cilindro feito com material B pode, eventualmente, sofrer um pouco de dilatação durante o contato com o anel, pois existe transferência de energia térmica nesse momento.
e) Quando o anel retorna para a temperatura ambiente, podemos afirmar que parte da energia térmica foi perdida na forma de radiação emitida pela peça.

Mais conteúdos dessa disciplina